Um pescador de 52 anos morreu após cair de um barco em alto-mar. O homem estava na embarcação “SS Pescados” com outros quatro colegas. À Marinha do Brasil, os tripulantes relataram que dois deles chegaram a pular na água na tentativa de salvar o pescador, sem sucesso.
A vítima, que teria morrido afogada, foi identificada como Gerson Luis Passos, natural de Joinville, Santa Catarina.
O acidente aconteceu a aproximadamente 22 quilômetros da praia do Farol da Solidão, em Mostardas, no litoral sul do Rio Grande do Sul.
O grupo disse que tentou buscar socorro, mas que não conseguiu sinal de telefone, nem de rádio. O capitão-tenente Erick de Freitas Limp de Almeida, da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí, afirma que um dos pescadores conseguiu contato com a Marinha na manhã desta quinta-feira (25) e contou que o acidente havia acontecido por volta das 14 horas de quarta (24).
“Como ele estava longe do litoral, ele não tinha sinal de celular, e o alcance do rádio dele não conseguia pegar sinal de Tramandaí. Eles vieram se aproximando. Só chegaram de manhã e conseguiram contato por rádio conosco”, explica Almeida.
Quando conseguiram acionar a Marinha, por volta das 6h45, o barco já estava em Tramandaí.
O capitão-tenente diz que foram chamados o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Civil (PC). Representantes desses órgãos reuniram-se em um trapiche da Transpetro, em Imbé, para aguardar a chegada do corpo do pescador.
O resgate foi feito por quatro militares da Marinha e por dois bombeiros, que usaram uma embarcação da Transpetro para se aproximar do pesqueiro onde estava a vítima, a 85 quilômetros de Imbé. Após uma vistoria no barco, o corpo foi retirado da embarcação e levado ao trapiche. O óbito foi constatado por uma equipe do Samu, por volta das 10 horas.
Investigação
As circunstâncias da morte serão investigadas pela Marinha e também pela Polícia. O corpo foi encaminhado para necropsia, para confirmar se o óbito foi por afogamento.
Conforme Almeida, para trabalhar com pesca em alto-mar é preciso ter um documento de habilitação, que é conferido a quem conclui um curso da Marinha. Ainda não se sabe se Passos tinha essa autorização. Caso tenha sido contratado sem possuir habilitação, a empresa responsável pelo barco também poderá ser responsabilizada.
LEIA TAMBÉM