O nível do Rio dos Sinos continua em elevação, voltando a causar transtornos em municípios da região do Vale do Sinos. Em São Leopoldo, a medição das 15h15 desta quarta-feira (19), do sistema da Agência Nacional das Águas (ANA/CPRM), apontava um nível de 4,62 metros, em elevação de 3 centímetros por hora, já com as ruas da Praia e das Camélias atingidas. Na cidade, o nível normal é de 2 metros.
Em Sapucaia do Sul, o nível era de 4,52 metros na medição das 12 horas da Defesa Civil do município, que verificou uma elevação de 2,5cm/h, onde a cota de atenção é de 4 metros, e de inundação é de 4,5 metros, enquanto o normal é de até 2 metros. Na cidade, os volumes de chuva foram de 48 milímetros em 24 horas.
As equipes da Defesa Civil estão realizando o acompanhamento intensivo das áreas de risco, mas, até o momento, não há registros de ocorrências.
Esteio fora da cota de alerta
O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, publicou em sua conta do X (antigo Twitter), que o nível do Rio dos Sinos no município está em 2,8 metros. “Embora bem acima do nível normal, encontra-se bem abaixo da cota de alerta (3,5 m)”, afirmou, completando que não há perspectiva de elevação significativa na cidade, onde a cota de inundação é de 4,50 metros. Assim como em São Leopoldo e Sapucaia, o nível normal é de, no máximo, 2 metros.
?? O nível do Rio dos Sinos em Esteio está em 2,8 m. Embora bem acima do nível normal, encontra-se bem abaixo da cota de alerta (3,5 m). Com o volume de chuvas observado nas cabeceiras da bacia hidrográfica, que leva a uma elevação de 2-3 cm/h nas partes altas, e considerando as…
— Leonardo Pascoal (@leo_pascoal) June 19, 2024
LEIA TAMBÉM