Dois partidos da base aliada do governo Lula, PSB e PDT, estão mais perto de oficializar uma aliança, de olho nas eleições municipais de 2024. Durante um almoço em Porto Alegre nesta segunda-feira (4), as bancadas estadual e federal, além de lideranças das duas legendas, selaram um acordo para juntos viabilizarem candidaturas em prefeituras pelo Rio Grande do Sul, sendo a capital gaúcha prioridade para composição centro-esquerdista.
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
“É preciso apresentar uma opção progressista para sociedade, que fuja do extremismo, tanto de direita quanto de esquerda”, avaliou o presidente estadual do PSB, Mário Bruck.
A ideia, por ora, é de uma união acordada, para que se montem chapas de prefeitos e vices conforme a força de cada um dos partidos em cada um dos municípios.
Seguindo na mesma linha, o deputado federal Heitor Schuch (PDB), pondera que a aproximação das legendas e composição de dobradinhas nos municípios para enfrentarem as urnas no ano que vem é natural. “Em nove anos que estou no Congresso, acredito que em mais de 90% das votações estivemos juntos”.
Federação deve “andar” em 2025
Além disso, os dois partidos ensaiam, há algum tempo, uma parceria nacional para as eleições, mas as tratativas nunca avançaram significativamente. Contudo, o encontro de hoje parece ter proporcionado avanço nas conversas em estabelecer uma federação após o pleito eleitoral do próximo ano.
“O Rio Grande do Sul deve ser embrionário no processo de consolidação da federação e, para isso, vamos buscar o diálogo com outros partidos de Centro”, destacou o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT).
LEIA TAMBÉM