MURALISMO

Ele tem o dom de impressionar pela arte em murais nas ruas de São Leopoldo

O artista Silvio Pedrozo, 30 anos, o Don X, assina vários trabalhos distribuídos pela cidade

Publicado em: 23/04/2024 07:42
Última atualização: 23/04/2024 09:35

Dom. No dicionário, qualidade natural, aptidão, talento. Na vida de Silvio Pedrozo, 30 anos, é o que faz com que um simples muro branco acabe se transformando em uma verdadeira obra de arte, bastam algumas latinhas de tinta nas mãos e uma ideia na cabeça. Morador do bairro São Miguel, Pedrozo é "Don X", artista que assina vários murais distribuídos por diferentes partes de são Leopoldo.

Don X retratou Padre Reus próximo da estação Unisinos Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

A história de Pedrozo com a arte do muralismo começou ainda na infância. Mesmo sem nunca ter realizado curso algum de desenho, a curiosidade e o empenho fizeram com que o trabalho fosse sendo aprimorado a cada nova figura traçada. "Sempre fiquei muito impactado com os rostos. Ficava pensando em como alguém conseguia desenhar com tanta perfeição os detalhes. Por isso, assistia a muitos vídeos na Internet e ia aprendendo, evoluindo a cada erro, cada nova tentativa", explica.

Padre Reus

E são justamente os rostos, os trabalhos do artista que mais chamam a atenção do público. Um deles, feito no muro da Trensurb na Avenida Mauá, próximo à estação Unisinos, homenageia um ilustre personagem da cidade: o Padre Reus."Decidi fazer ele aqui pela proximidade com o Santuário e também por tudo o que ele foi como pessoa e pelo que representa para São Leopoldo. Independentemente de religião, muita gente tem fé no Padre Reus e ele foi um homem muito bom, que ajudou muitas pessoas", destaca. "Procuro sempre escolher uma personagem que não tenha ligação com política, que agrade a todos."

O sonho de uma galeria a céu aberto

Tatuador, Pedrozo pinta os murais por hobby. Tira do próprio bolso o investimento para deixar a cidade mais bonita aos olhos dos moradores e visitantes. Seu primeiro trabalho comercial, foi a pintura do rosto do professor Igor Ricardo da Silva Violi, num trabalho contratado pela direção da EMEF Maria Edila da Silva Schmidt, e que foi inaugurado no último dia 13, homenageando o maestro da banda da escola, falecido em janeiro, aos 38 anos, vítima de problemas cardíacos.

Sob os trilhos do trem, na Avenida Mauá, estão espalhados outros desenhos assinados por ele. É o caso da imagem do rosto do personagem humorístico Mr. Bean, uma das obras preferidas do artista. “Costumo brincar que o nome do meu projeto é ‘muita disposição e pouca tinta’. Meu sonho era transformar este trecho da Mauá em uma galeria a céu aberto, reunindo vários artistas da cidade e da região. Tornar este espaço algo semelhante ao Beco do Batman, de São Paulo. Queria muito que São Leopoldo fosse uma referência na arte”, opina.

“Os murais chamam a atenção, fazem as pessoas refletirem, buscarem informações sobre os personagens retratados”. Para tirar mais ideias do papel, Pedrozo busca apoio e patrocínios. Quem quiser ajudar ou conhecer o trabalho pode contatá-lo por meio do Instagram @ silviodonxarapa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas