TRANSTORNOS
EFEITOS DA CHUVA: Região registra alagamento de casas e tem doação de lonas
Equipes da Defesa Civil dos municípios seguem monitorando possíveis estragos e nível dos rios
Última atualização: 06/03/2024 10:06
A chuva intensa que se mantém há cinco dias consecutivos trouxe estragos para a região e deixou equipes da Defesa Civil dos municípios em alerta neste sábado (6). Em Estância Velha, duas casas ficaram alagadas no bairro Lago Azul. Já em São Leopoldo, 30 lonas foram entregues na Ocupação Steigleder de forma preventiva.
Devido a quantidade chuva, a tubulação pluvial não suportou e acabou se rompendo, o que ocasionou o alagamento nas residências em Estância Velha. Conforme o chefe da Defesa Civil Municipal, Kairo Campos, as casas atingidas tiveram danos materiais, mas os moradores não precisaram ser retirados.
- Áreas com risco de deslizamento de terra por causa da chuva são avaliadas pela Defesa Civil
- Chuva forte, frente fria e abafamento: confira como fica o tempo nas próximas horas no RS
Desde terça-feira (2) já choveu cerca de 140 mm, segundo Campos. “Se a chuva forte continuasse afetaria mais casas, pois a tubulação está trancada e conforme caía a chuva, a água represada estava voltando para dentro das residências”, explica o chefe da Defesa Civil.
Em caso de emergência, a orientação da Defesa Civil de Estância Velha é ligar para o número (51) 99849-1761.
São Leopoldo
Em São Leopoldo, a Defesa Civil segue em alerta, mas nenhum sinistro foi registrado. De acordo com o órgão, o nível do Rio dos Sinos estava em 2,37 metros.
Na cidade, em caso de emergência, a orientação da Defesa Civil Municipal é ligar para o número (51) 98924-7852.
Taquara
O nível do Rio dos Sinos também é o que preocupa a Defesa Civil de Taquara. As equipes estão monitorando os rios da Ilha e Padilha, afluentes que deságuam no Sinos. De acordo com o agente da Defesa Civil, Alessandro Santos, o Rio da Ilha e o Rio Padilha estavam dentro da caixa até o início da tarde deste sábado.