abc+

EDUCAÇÃO

Educação Infantil de Canela retorna às aulas segunda-feira

Ensino Fundamental retornará no dia 15, com turno integral até o 5º Ano

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 01/02/2023 às 16h:04 Última atualização: 22/01/2024 às 14h:31
Publicidade

Retornam às salas de aulas de Canela, na segunda-feira (6), todos os alunos da Educação Infantil, contabilizando cerca de 2.425 estudantes divididos nas 18 escolas da rede (entre municipais e conveniadas). A coordenadora da Educação Infantil, Maria Elenice Silva de Aguiar, explica que, no período de férias, as escolas conveniadas seguiram com o atendimento para aquelas crianças em que as famílias optaram pela continuidade das aulas, e que a próxima semana marca a retomada total das atividades. “Não paramos justamente para dar essa opção aos pais que seguiram trabalhando. Agora, retornamos com todo quadro de servidores, professores e gestores”, destaca Elenice.

O retorno às atividades escolares para os alunos do Ensino Fundamental está agendada para o dia 15 de fevereiro. São 3.131 estudantes, distribuídos em 14 instituições de ensino.

Período de recesso escolar foi utilizado para obras de melhorias e ampliações nas escolas



Período de recesso escolar foi utilizado para obras de melhorias e ampliações nas escolas

Foto: PMC/Divulgação

A Secretaria de Educação trabalhou entre os meses de dezembro e janeiro na organização da retomada do calendário escolar. Execução de diversas obras de melhorias e ampliações das estruturas escolares, planejamento pedagógico, análises de dados envolvendo número de alunos matriculados, aprovações, reprovações e evasões, além da oferta de vagas da fila de espera para a educação infantil foram algumas das tarefas realizadas pela equipe da pasta que é comandada pela secretária Janete da Silva Santos Oliveira.

“Neste período de férias escolares, nossa equipe administrativa e pedagógica projetou ações para 2023 e tratou de detalhes envolvendo cada escola para que possamos ter um ano letivo produtivo”, projeta Janete.

Criação de 500 vagas

O crescimento populacional projetado pelo IBGE para Canela acaba refletindo diretamente na Educação Infantil. No início do mês de dezembro, eram cerca de 720 crianças aguardando por vagas. Mas a administração municipal conseguiu absorver mais de 500 crianças na rede e no dia 1º de janeiro a fila de espera já havia reduzido para 213 crianças. “Estamos trabalhando e investindo para minimizar essa fila. Isso deve ocorrer com a inauguração de nova Escola Tio Beto, no Canelinha, e ampliação da Eva Alzira, no Jardim das Fontes”, avalia a secretária Janete.

Alunos do 5º Ano com turno integral

O turno integral chega ao 5º Ano do Ensino Fundamental em 2023. Essa é a principal meta e o maior desafio da Secretaria de Educação de Canela, que tem investido em reformas e ampliações das escolas, além de adequações de espaços como quadras esportivas, cozinhas e refeitórios.

“O objetivo principal é melhorar os índices de qualidade da educação no município. Estamos realizando avaliações a cada semestre e é impressionante como os alunos do turno integral absorvem muito bem o conteúdo”, comenta a secretária Janete Oliveira da Silva Santos, fazendo um apelo sobre a obrigatoriedade da frequência, para que os pais e responsáveis deixem as crianças nos dois turnos na escola.

“É um investimento feito para nossa comunidade, para nossas crianças. Quem matricula um filho no turno integral e não aproveita toda a estrutura, acaba tirando vaga de famílias que possuem real interesse e necessidade”, destaca Janete. 

Palestra show para professores

Para marcar a abertura do calendário escolar de 2023, a Secretaria de Educação de Canela oferecerá na segunda-feira (13), no Teatro Municipal, a partir das 18h30, uma palestra show para todos os profissionais da educação da rede municipal de ensino, com Giovanni Mattiello. Mestre e doutor em Teologia pela PUCRS e sociólogo pela Unisinos, possui em seu currículo mais de 1 mil palestras em cerca de 200 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desde 2011 realiza palestras show para jovens, melhor idade, estudantes, professores, colaboradores de empresas e comunidades. É autor do livro Nas Trilhas da Esperança.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade