abc+

OPORTUNIDADE

Edital oferece 400 vagas gratuitas no Programa 3 Mil Talentos TI

Podem concorrer às vagas moradores de São Leopoldo, jovens e adultos de 15 a 39 anos completos no momento da inscrição, com a escolaridade mínima do Ensino Fundamental

Publicado em: 19/02/2023 às 13h:46 Última atualização: 25/01/2024 às 11h:00
Publicidade

O lançamento do novo edital do Programa 3 Mil Talentos TI foi realizado em reunião na sexta-feira (17). O encontro, ocorrido na sala de reuniões da Secretaria Geral de Governo (SGG), marca o início do 4º ciclo do projeto e disponibiliza 400 vagas gratuitas em cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) por meio das trilhas de conhecimento.

 Programa já formou cerca de 750 pessoas



Programa já formou cerca de 750 pessoas

Foto: GES-Arquivo

Ao todo, são 240 vagas para Introdução ao Desenvolvimento com JavaScript e Soft Skills, 60 vagas para Desenvolvimento Back End, 60 vagas para Desenvolvimento Front End e outras 40 vagas exclusivas para estudantes da rede municipal de ensino através da SMED, com lógica de Programação, desenvolvimento Front End e JavaScript.

Podem concorrer às vagas moradores de São Leopoldo, jovens e adultos de 15 a 39 anos completos no momento da inscrição, com a escolaridade mínima do Ensino Fundamental, ou que esteja cursando o 9º Ano do Ensino Fundamental. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de março através do site www.senacrs.com.br/talentosti.

O programa, lançado em 2021, é uma realização da Governança do Tecnosinos, gerido em parceria pela Prefeitura de São Leopoldo, Unisinos, ACIST-SL e o Polo de Informática de São Leopoldo. Até agora, o 3 Mil Talentos TI já formou cerca de 750 pessoas.  De acordo com o secretário Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor, esse “é um programa de extrema importância estratégica para a cidade e temos um carinho enorme, pois envolve toda a Governança junto do Senac para que, na verdade, possamos garantir para nossa juventude uma oportunidade de especialização na área”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, argumentou sobre a importância do projeto. “A cada semestre reavaliamos os pontos propostos pelo programa para que possamos manter o que vem dando certo e avançar ainda mais. Tenho certeza que, com as propostas deste novo edital, teremos um avanço bastante significativo. Trabalhamos agora para fortalecer a relação dos formandos com as empresas locais”, disse Maciel.

Já o gestor executivo do Tecnosinos, Sílvio Bitencourt, destacou as pessoas no processo. “O recurso mais valioso que temos no parque, e que vai permitir atrair mais empresas, é o talento. Seremos um dos únicos parques tecnológicos do país que vai ofertar talentos e desenvolvimento de pessoas desde ensino médio, técnico, graduação, pós-graduação, mestrado até doutorado. Com isso, esperamos construir um legado para o futuro”, comentou Bitencourt.

Para a diretora do Senac, Andresa Custódio, ampliar a relação entre o Senac e a Prefeitura é a principal meta para os próximos meses. “A área da tecnologia possui um grande déficit de mão de obra especializada e é muito bom que a Prefeitura esteja envolvida nesse importante projeto, viabilizando e investindo, pois o papel das instituições é trazer o que há de melhor para o município e focar no crescimento. Então, vejo que o projeto tem exatamente esse objetivo”, garante Custódio.

O programa

Após identificar a necessidade de atender a alta demanda de mão de obra na área de tecnologia na região, a Governança do Tecnosinos organizou o Programa 3 Mil Talentos TI em 2021. O projeto faz parte de uma série de ações realizada pelo poder público visando o Bicentenário Municipal em 2024, preparando a cidade para um futuro inovador, inclusivo e tecnológico.

Egresso do programa, Fernando Rodrigues. de 29 anos, conta que “é um excelente curso, o formato é bom e até poderia se estender por mais tempo. O ensino é ótimo”. Ele também garante que “é um baita projeto e uma boa experiência de estudo para poder incrementar o currículo”. Atualmente, Rodrigues trabalha no suporte em TI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Da mesma forma, Valério dos Santos, de 37 anos, disse que a experiência foi “muito boa e recomenda muito o projeto”, além do programa “ter despertado mais interesse no aprendizado pela área”.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade