O lançamento do novo edital do Programa 3 Mil Talentos TI foi realizado em reunião na sexta-feira (17). O encontro, ocorrido na sala de reuniões da Secretaria Geral de Governo (SGG), marca o início do 4º ciclo do projeto e disponibiliza 400 vagas gratuitas em cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) por meio das trilhas de conhecimento.
Ao todo, são 240 vagas para Introdução ao Desenvolvimento com JavaScript e Soft Skills, 60 vagas para Desenvolvimento Back End, 60 vagas para Desenvolvimento Front End e outras 40 vagas exclusivas para estudantes da rede municipal de ensino através da SMED, com lógica de Programação, desenvolvimento Front End e JavaScript.
Podem concorrer às vagas moradores de São Leopoldo, jovens e adultos de 15 a 39 anos completos no momento da inscrição, com a escolaridade mínima do Ensino Fundamental, ou que esteja cursando o 9º Ano do Ensino Fundamental. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de março através do site www.senacrs.com.br/talentosti.
O programa, lançado em 2021, é uma realização da Governança do Tecnosinos, gerido em parceria pela Prefeitura de São Leopoldo, Unisinos, ACIST-SL e o Polo de Informática de São Leopoldo. Até agora, o 3 Mil Talentos TI já formou cerca de 750 pessoas. De acordo com o secretário Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor, esse “é um programa de extrema importância estratégica para a cidade e temos um carinho enorme, pois envolve toda a Governança junto do Senac para que, na verdade, possamos garantir para nossa juventude uma oportunidade de especialização na área”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, argumentou sobre a importância do projeto. “A cada semestre reavaliamos os pontos propostos pelo programa para que possamos manter o que vem dando certo e avançar ainda mais. Tenho certeza que, com as propostas deste novo edital, teremos um avanço bastante significativo. Trabalhamos agora para fortalecer a relação dos formandos com as empresas locais”, disse Maciel.
Já o gestor executivo do Tecnosinos, Sílvio Bitencourt, destacou as pessoas no processo. “O recurso mais valioso que temos no parque, e que vai permitir atrair mais empresas, é o talento. Seremos um dos únicos parques tecnológicos do país que vai ofertar talentos e desenvolvimento de pessoas desde ensino médio, técnico, graduação, pós-graduação, mestrado até doutorado. Com isso, esperamos construir um legado para o futuro”, comentou Bitencourt.
Para a diretora do Senac, Andresa Custódio, ampliar a relação entre o Senac e a Prefeitura é a principal meta para os próximos meses. “A área da tecnologia possui um grande déficit de mão de obra especializada e é muito bom que a Prefeitura esteja envolvida nesse importante projeto, viabilizando e investindo, pois o papel das instituições é trazer o que há de melhor para o município e focar no crescimento. Então, vejo que o projeto tem exatamente esse objetivo”, garante Custódio.
O programa
Após identificar a necessidade de atender a alta demanda de mão de obra na área de tecnologia na região, a Governança do Tecnosinos organizou o Programa 3 Mil Talentos TI em 2021. O projeto faz parte de uma série de ações realizada pelo poder público visando o Bicentenário Municipal em 2024, preparando a cidade para um futuro inovador, inclusivo e tecnológico.
Egresso do programa, Fernando Rodrigues. de 29 anos, conta que “é um excelente curso, o formato é bom e até poderia se estender por mais tempo. O ensino é ótimo”. Ele também garante que “é um baita projeto e uma boa experiência de estudo para poder incrementar o currículo”. Atualmente, Rodrigues trabalha no suporte em TI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Da mesma forma, Valério dos Santos, de 37 anos, disse que a experiência foi “muito boa e recomenda muito o projeto”, além do programa “ter despertado mais interesse no aprendizado pela área”.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags