abc+

ROMARIA DO PADRE REUS

Edição deste ano da caminhada terá esperança como tema e inspiração nos imigrantes alemães

Bicentenário será lembrado na procissão, que ocorre neste domingo (14), com saída às 9h30, da Praça Tiradentes, em São Leopoldo

Priscila Carvalho
Publicado em: 11/07/2024 às 14h:52 Última atualização: 11/07/2024 às 14h:52
Publicidade

Reforçando a esperança em dias melhores e motivados pela história de força e superação daqueles que construíram a nossa região, a Romaria do Padre Reus chega a sua 18ª edição neste domingo (14), em São Leopoldo. Trazendo o tema “Com Pe. Reus, Rumo ao Lugar de Encontro com a Esperança”, além da tradicional caminhada de fé, o evento deste ano ressalta a confiança na reconstrução após as cheias de maio, lembrando a chegada dos primeiros imigrantes alemães por aqui, há 200 anos.

17ª Romaria do Padre Reus



17ª Romaria do Padre Reus

Foto: Paulo Pires/GES-ARQUIVO

A procissão é organizada pelo Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde está localizado o túmulo de Padre Reus. Reitor do local, padre Raimundo Resende recorda que, neste mês de julho de 2024, comemoramos o bicentenário da Imigração Alemã em nossa cidade e região e que esse fato também motiva a romaria deste ano.

“É possível de imaginar como foi difícil tomar a decisão de se deslocar a um país tão distante e que pouco se conhecia. Por muitas vezes isto acontece com povos, como os relatos do Antigo Testamento, e no plano pessoal, no sentido de que, por vezes, é preciso se deslocar para uma nova situação, e até mesmo lugar na vida. Vencer a distância, superar medos e dúvidas e pôr-se a trabalhar para mostrar o valor é uma marca presente em nossa região, até hoje, como fruto deste momento histórico marcante”, ponderou.

Motivação

“Somando-se às diversas expressões comemorativas deste bicentenário, sabemos que oferecemos neste período – tão marcante para nós – um referencial para a caminhada e encontro pessoal de cada fiel com Deus”, complementou o reitor, enaltecendo a história construída pelos imigrantes e trazendo-a como inspiração para os tempos atuais e para a procissão. “Nós herdamos essa força, seja por genética ou pela convivência com eles, porque eles foram aventureiros. Isso tudo é a motivação para esta romaria”, colocou o padre.

“Então, que a gente não desanime. Como eles vieram, e podemos dizer, entre aspas, do nada, e fizeram tudo isso, que nós, depois deste dilúvio, inspirados neles, mantenhamos firme a nossa força, nossa esperança, pra reconstruir a nossa cidade e reconstruir a nossa história, nossa vida.”

Horários

Concentração a partir das 9 horas, na Praça Tiradentes, em frente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), no Centro de São Leopoldo. A procissão até o Santuário do Sagrado Coração de Jesus começa às 9h30.

Percurso

O percurso da caminhada segue pela Rua Primeiro de Março, na contramão (ela estará fechada para a passagem de veículos), até a Avenida Frederico Wolffenbüttel, Avenida Theodomiro Porto da Fonseca e Rua Padre Werner, que dá acesso ao santuário. Na chegada ao local, prevista para as 11 horas, haverá missa, presidida pelo Bispo Dom João Francisco.

Para quem vai de bicicleta desde o início, a concentração está marcada para a Praça Ciclosinos, que fica sob a elevada do trem, em frente ao antigo Carrefour, às 9h. Ou ainda, é possível se juntar à romaria durante o percurso.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade