PARA CURTIR NO VERÃO
É tempo de vindima: Conheça as atrações da época de colheita da uva na Serra gaúcha
Programações variam desde experiências como a pisa da uva, até os tradicionais filós, tudo acompanhado de boas bebidas, comidas e música. Confira
Última atualização: 20/01/2024 12:45
Nesta semana foi aberta oficialmente a colheita da Uva no Rio Grande do Sul, que é o maior produtor de uvas e vinhos no país. Segundo o governo estadual, são cerca de 15 mil famílias que produzem uvas, em cerca de 47 mil hectares. Atualmente, há 539 vinícolas em atividade no Estado, grande parte delas concentrada na Serra gaúcha.
O evento foi realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e pela prefeitura de Bento Gonçalves, e ocorreu junto da abertura do Bento em Vindima 2024, no município da Serra. A expectativa de produção para a safra 23/24, segundo dados da Seapi e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), é alcançar cerca de 719 mil toneladas de uva.
Mas, se a época é de muito trabalho na colheita, é também a alta temporada de turismo, já que visitantes de todo estado e do país vão para a região para curtir o verão embaixo dos parreirais, regados a vinhos, espumantes, boas comidas e música.
E para curtir a vindima, que ocorre entre janeiro e março, separamos algumas dicas de programações e lugares que têm atividades. Confira:
- O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, é destino certeiro para a época. Várias vinícolas disponibilizam roteiros em meio aos vinhedos. Alguns estabelecimentos promovem, inclusive, colheita noturna. Outra característica que os milhares de turistas podem encontrar no Vale é a famosa pisa de uvas. Muitos estabelecimentos oferecem atrações combinadas, como colheita com almoço ou jantar. Outras oferecem o “merendim”, um lanche com produtos coloniais. A música com grupos folclóricos também é uma atração em muito dos encontros.
Veja a programação de cada local AQUI.
- Já o Bento em Vindima 2024, programação organizada pela prefeitura de Bento Gonçalves de 18 de janeiro até 17 de março. A programação conta com atrações na cidade e no interior, além do desfile cênico, neste domingo (21), às 17 horas, que vai trazer para Via del Vino, no Centro da Cidade, a cultura e reforçar a tradição. Na programação do evento o, tradicional, Armazém da Vindima, que será realizado, em janeiro, nos dias 20 e 21, 27 e 28, na Via del Vino, com uma programação de shows, gastronomia típica, artesanato e a presença do Bodegão da Fenavinho.
Confira a programação completa AQUI.
- Monte Belo do Sul também está nos últimos preparativos para sua programação, que acontecerá de 25 a 28 de janeiro. A 8ª Festa de Abertura da Vindima terá, pela primeira vez, a pisa das uvas coletiva.
A programação ainda terá show e desfile de carros alegóricos. Tudo envolto numa grandiosa celebração cultural, com distribuição de uvas aos visitantes, que poderão assistir, de graça, a mais de 20 apresentações artísticas, entre elas Os Monarcas, Nenhum de Nós e a cantora italiana Mafalda Minnozzi, responsável por encerrar o evento no dia 28 de janeiro.
Confira a programação comleta AQUI.
- Em Gramado também haverá vindima, que acontece em fevereiro. A 3ª edição da Vindima em Gramado inicia no dia 8 de fevereiro e segue até 3 de março. Durante 25 dias, haverá a exposição e venda de produtos como vinhos, sucos, geléias, espumantes e licores. Atrações musicais e artísticas farão parte da programação na Vila do Vinho, localizada na Praça das Etnias. O local também terá a presença de enólogos, experiências sensoriais e gastronômicas com refeições harmonizadas, tanto no Centro da cidade quanto nas sedes das vinícolas. A pisa das uvas, experiência gratuita, acontecerá sempre aos sábados, às 19 horas, na Vila do Vinho.
Confira mais atrações na página oficial do evento AQUI.
- Também em fevereiro acontece a 15ª Festa Nacional da Vindima será realizada de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024, no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha. O tema escolhido para essa edição é “O Centenário da Colheita”, em referência aos 100 anos de emancipação política do município. Entre as atividades tradicionais que estão confirmadas está a realização dos desfiles cênicos. Serão três oportunidades para acompanhar o corso alegórico: no dia 25 de fevereiro (domingo, à tarde), dia 2 de março (sábado, à noite), e dia 10 de março (domingo, pela manhã).
Confira mais atrações na página oficial do evento AQUI.