O Rio Caí segue em elevação em São Sebastião do Caí. No boletim divulgado às 21 horas deste sábado (18) pela prefeitura da cidade, o nível do rio subiu 14 centímetros na última hora, e atingiu 15,34 metros. A prefeitura comunicou que 315 pessoas estão fora de suas casas. No total, são 106 famílias desabrigadas.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, Ênio dos Santos, o município está com a parte central com 80% das ruas tomadas por água. “Estamos vivendo uma grande tragédia, uma grande situação de extremos aqui. Muitas pessoas se colocaram em risco e não acreditaram no índice de elevação, mesmo a gente alertando e pedindo. Agora, a gente não dá conta de atender tanta demanda”, afirma.
São Sebastião do Caí solicitou a ajuda dos bombeiros militares, que estão enviando barcos para o município. Estão em deslocamento para cidade a pedido da Administração Municipal, três equipes da Defesa Civil do Estado e três equipes dos Bombeiros Voluntários, de Garibaldi, Candelária e Tapes, todos com barcos, para atuarem imediatamente no resgate das pessoas atingidas pelas cheias. “Os nossos bombeiros voluntários não estão dando conta de tamanha demanda de pedidos de socorro da população”, informou Santos.
Conforme o coordenador, o rio vai seguir subindo e já bateu o recorde da maior inundação que a cidade já teve. “Já bateu o recorde da maior inundação que nós já tivemos em 148 anos em São Sebastião do Caí, já superou e muito e ainda não parou de subir”, classificou. A Defesa Civil estima que o rio seguirá se elevando na madrugada.
A população pode solicitar ajuda através dos telefones:
Defesa Civil 51 980509627
Brigada Militar 190
Bombeiros 193 3635-1949 ou 3635-0044
LEIA TAMBÉM