Prevista para iniciar nos próximos dias, mas sem uma data definida, a duplicação da Rua Rincão no trecho de Novo Hamburgo vai se concentrar em um espaço de aproximadamente quatro quadras entre as ruas Rússia e França.
LEIA TAMBÉM: Por que Tramandaí decidiu substituir vagas de estacionamento por bicicletários?
Esperada há mais de uma década, a obra já estava licitada, e a empresa contratada desde o governo Fatima Daudt (MDB), contudo, o decreto de desapropriação de sete imóveis, que impediam o andamento do projeto, só foi assinado no dia 7 de janeiro deste ano, já na gestão Gustavo Finck (PP).
A duplicação está orçada em R$ 1,3 milhão, e ainda não tem uma data específica para começar. No último sábado (11), Finck foi ao local acompanhado do prefeito de Estância Velha, Diego Francisco (PSDB), em um ato público para anunciar o andamento da obra.
São pouco mais de quatro quadras que entrarão em obras nos próximos dias, segundo o governo municipal. No entanto, segundo a administração, o trânsito não será afetado, ao menos em um primeiro momento.
Os trabalhos estão divididos em três etapas, sendo a primeira com terraplanagem e drenagem, seguida pela colocação dos meios-fios e pavimentação. Depois, começa a sinalização para apenas no fim serem realizados os passeios públicos.
Impactos no trânsito
O mecânico Matheus Lopes, 21 anos, espera que a conclusão da obra seja uma solução para o trânsito na região. “Vai ficar muito bom duplicado porque nos horários de pico tem muito congestionamento”, explica.
Lopes trabalha em uma mecânica especializada em motos localizada na Rincão, a poucos metros de distância da Rua França, que marca um dos pontos. Apesar da promessa de não ter interferência no fluxo de veículos, o mecânico se mostra receoso com o impacto das obras no trânsito, especialmente para ele, que precisa se deslocar de outro bairro para chegar ao trabalho.
Mesmo assim, Lopes vê com bons olhos o andamento de uma promessa antiga que não tinha saído do papel. “Já ouvi falar que pretendiam fazer a obra uns anos atrás, mas agora tá saindo.”
LEIA TAMBÉM