TRÁFICO INTERNACIONAL
Droga paraguaia que viria para o Vale do Sinos é apreendida no Paraná
Traficantes descarregavam maconha às margens do Rio Paraná, em Santa Helena, quando foram surpreendidos pelos policiais
Última atualização: 07/03/2024 16:35
O final de semana foi de prejuízo para traficantes gaúchos, paranaenses e paraguaios. Em ação conjunta da Polícia Civil dos dois estados brasileiros, 300 quilos de maconha foram apreendidas na cidade de Santa Helena, no Paraná, que fica próxima a fronteira com o Paraguai.
De acordo com o delegado da 1ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), Guilherme Dill, a droga de origem paraguaia era transportada de barco pelo Rio Paraná para depois ser trazida por carros ou caminhões até cidades do Vale do Sinos e região metropolitana de Porto Alegre. Estima-se que a organização criminosa trasportava mensalmente uma tonelada de drogas para o Rio Grande do Sul.
Após troca de informações entre a polícia gaúcha e a paranaense, agentes do RS viajaram para o Paraná na quinta-feira (4), dando início a Operação Santa Helena. Na madrugada do domingo (7), houve o flagrante da ação criminosa, na qual os traficantes transportavam a maconha em uma embarcação e também faziam o descarregamento da droga às margens do Rio Paraná, em uma região de mata e de difícil acesso.
Os agentes deram início a abordagem, mas os suspeitos fugiram de barco e outros por terra. Ninguém foi preso. No local do descarregamento, foram apreendidos 10 fardos de maconha. A investigação estima que no barco que fugiu havia mais de uma tonelada de droga.
Dill afirma que a investigação sabe quem são os traficantes, mas não revela para não atrapalhar a investigação. Ele classifica a operação como "excelente". "É quase meio milhão de reais retirado das mãos dos narcotraficantes", finaliza.