PREJUÍZOS INCALCULÁVEIS

"É uma perda irreparável": Dono de editora de São Leopoldo lamenta a perda de mais de 50 mil livros na enchente

Erny Mügge teve ainda a casa, que fica no mesmo endereço da editora, no bairro Scharlau, completamente inundada

Publicado em: 16/05/2024 14:08
Última atualização: 16/05/2024 16:21

O mês de maio seria de festa pelos 21 anos da Editora Oikos, localizada na Rua Paraná, no bairro Scharlau, em São Leopoldo. No entanto, a enchente histórica, que devastou grande parte da cidade, também acabou atingindo o local no último dia 4. No mesmo endereço, onde também fica a residência do casal Erny Mügge e Iria Hauenstein, as águas atingiram cerca de 1,8 metro de altura, danificando móveis, equipamentos, todo o acervo da biblioteca e mais de 50 mil exemplares que estava disponíveis para venda.

Na tarde de quinta-feira (15) água continuava alta na Rua Paraná, no bairro Scharlau, onde está localizada a editora Foto: Acervo Pessoal

Segundo Mügge, o prejuízo da editora ainda não foi calculado. “É uma perda irreparável. Tínhamos alguns livros que custavam R$200, a maioria seria vendido pelo preço médio de R$50. Por aí já dá para se ter uma base do que a perda destes 50 mil exemplares significa”, lamenta. Segundo ele, o casal reside no endereço há 40 anos e nunca a água das chuvas tinham ultrapassado o pátio. “Não acreditávamos que seria algo neste nível. Mesmo assim, diante dos alertas, conseguimos salvar alguns documentos e tudo o que conseguimos colocar dentro do carro e levamos para Lomba Grande, num sítio da família. Depois, com os acessos todos fechados, já não conseguimos mais voltar. Estamos há quase duas semanas sem conseguir chegar perto de casa”, diz.

Uma foto, enviada por amigos que foram até o local de barco na tarde de quarta-feira (15) mostra que a água ainda está alta na localidade. “Logo no começo pensamos em fechar a editora, porque havíamos perdido a alegria naquilo que fazemos. Mas foram tantas ligações de tanta gente nos dando ânimo, que lançamos uma campanha pedindo ajuda para comprarmos alguns equipamentos e recomeçar”, conta Mügge, que já retomou o trabalho em um escritório improvisado no sítio onde está abrigado.

“Ninguém enriquece com livros. A gente faz por amor. Quem publica um livro é um sonhador e nós sonhamos junto”, destaca. Em uma carta, destinada a amigos e autores, o casal pede ajuda por meio da doação de valores em dinheiro. “Tomamos a liberdade de convidá-los a darem uma contribuição financeira para podermos reimprimir nossos livros mais procurados, assim que for possível. E especialmente para adquirirmos novos equipamentos, tais como impressoras, monitores, roteadores e demais necessidades tecnológicas. Qualquer valor, por menor que seja, é muito bem-vindo. Durante esse processo, de forma transparente, manteremos a par todos aqueles que doaram para os investimentos que fizermos. Agradecemos de coração todas as mensagens de apoio, a solidariedade dos amigos e conhecidos e a sua colaboração”, destaca o texto.

Interessados em ajudar podem realizar as transferências por meio do PIX, para a chave do CNPJ da Editora Oikos: 05693165/0001-00 ou CPF de Iria Hauenstein 276.588.809-49.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas