PÁSCOA
Domingo de Ramos abre a Semana Santa com missa e procissão
Na manhã deste domingo, bispo Dom João Francisco Salm falou com os fiéis na Catedral São Luiz, em Novo Hamburgo
Última atualização: 01/03/2024 10:11
O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa para a Igreja Católica. Com missa e procissão, a data traz a lembrança de quando Jesus entrou oficialmente em Jerusalém, sendo aclamado pelo povo como rei dos Judeus e com pessoas carregando ramos verdes, que representam sinal da esperança. "Terminamos o tempo da quaresma e nos preparamos para a Páscoa. Preparamos os nosso corações pela oração, penitência e caridade", declarou o bispo Dom João Francisco Salm na mensagem transmitida antes da procissão, seguida de missa, na Catedral São Luiz, em Novo Hamburgo na manhã de domingo (2).
Centenas de fiéis relembraram esse momento, marcado por orações, cânticos e agradecimentos por bênçãos recebidas, além de lembrarem do real significado da Páscoa. Antes da missa, houve uma procissão com saída do ginásio, onde o bispo Dom João Francisco Salm abençoou os ramos com água benta.
Famílias participaram desse momento. Gael Schardong Kunst, 1 ano, no colo da tia Djulia Kunst, 17, estudante, chamou atenção do bispo. Ao se aproximar dos dois e da outra tia da criança, a técnica química Daisy Kunst, 30, também abençoou o raminho verde que Gael carregava. "Eu sou muito devota, venho todos domingos na missa e como é Semana Santa tenho muito a ensinar para ele", declarou Daisy.
A professora Eliane Souza Domingues, 40, e os filhos João e Morgana Domingues, de 7 e 3 anos, respectivamente, também participaram da procissão e missa. "Quero agradecer a Deus por tudo. É um momento especial a Semana Santa e sempre digo que, independente de qualquer crença ou religião, o importante é Deus e ter o coração ligado ao céu", sublinha.
Bispo falou sobre amor de Jesus
O bispo Dom João Francisco Salm lembrou que é necessário vivenciar o que aconteceu há mais de 2 mil anos, como se fosse hoje, "como se estivéssemos lá na entrada de Jerusalém, com aquelas crianças e pobres, aclamando Jesus".
Ao relembrar que Jesus entrou montado sobre um jumento, aclamado como um rei, porém pobre, simples e humilde, o bispo salienta que isso significa que "cremos em Jesus, em um Deus que se fez homem e dá esse testemunho, de ser povo, ser simples, de ser como nós, de ser despojado, de ser sem poder, mas pregando em amor. O amor dele é sem medidas", frisou, recomendando que todos possam pensar no que Jesus fez.
Semana Santa
Quinta-feira (6)
Missa do Crisma, com bênção dos Santos Óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo e a renovação das promessas sacerdotais.
9h30: Catedral São Luiz Gonzaga
Missa da instituição do sacerdócio da eucaristia e lava pés
19 horas: Capela São Miguel do bairro Ideal
20 horas: Catedral São Luiz Gonzaga
Sexta-feira (7)
Via Sacra
15 horas: Celebração da Paixão e morte na Catedral São Luiz Gonzaga
19 horas: Saída da procissão da Capela São Miguel até a Catedral São Luiz Gonzaga
Sábado (8)
Vigília Pascal
19 horas: Capela São Miguel do bairro Ideal
20 horas: Catedral São Luiz Gonzaga
Domingo (9)
Páscoa de Nosso Senhor
8h30: Capela São Miguel do bairro Ideal
8, 10 e 19 horas: Catedral São Luiz Gonzaga