FESTA

Domingo de carnaval marca a volta da folia a Hamburgo Velho

Evento de rua terá banda, escolas de samba e bailinho para as crianças na Maurício Cardoso

Publicado em: 16/02/2023 15:46
Última atualização: 24/01/2024 14:20

No domingo de carnaval (19), os foliões vão tomar as ruas de Hamburgo Velho para celebrar a mais popular festa brasileira, na primeira edição do “Hamburgo Velho Folia”. O evento será gratuito, na rua, e contará com as apresentações dos grupos show das escolas de samba Protegidos da Princesa Isabel e Sociedade Cruzeiro do Sul, além do grupo João Maurício e banda Back in Bahia. O músico baiano, radicado em São Leopoldo, traz um repertório que vai desde as tradicionais marchinhas até os hits atuais.

João Maurício e banda Back in Bahia, atração do Hamburgo Velho Folia Foto: Victor Lucas / SecultNH
O evento inicia às 15h em frente à sede da Secretaria de Cultura, na avenida Maurício Cardoso. No quintal da Casa Dalilla Sperb, haverá um bloquinho infantil, com eleição da melhor fantasia. A atividade voltada às crianças vai até as 18h.

“O carnaval de rua é algo extremamente democrático. Populariza a festa que cada vez mais vinha se elitizando, em relação ao carnaval dos clubes. É legítimo que seja dessa forma, mas existe uma lacuna importante a ser preenchida, que é a possibilidade de celebrar a vida, que é o que o carnaval se propõe de forma convidativa e irrestrita”, afirma o secretário municipal da Cultura, Ralfe Cardoso.

A ideia surgiu de uma provocação feita por um grupo de teatro da terceira idade chamado Reino Encantado, sediado na Secult.

Integrante do grupo, Artur Manoel de Oliveira conta que a proposta surgiu como uma forma de resgatar a festa de rua que já foi tradição em Hamburgo Velho em outras épocas, como na década de 1950, com o bloco General da Banda.

“A ideia é resgatar um pouco da festa da rua. O que nós queremos é que o povo vá se divertir. Bota tua fantasia, inventa um grupo, junta a família e vai para lá. Quem sabe não está nascendo um brincadeira que pode se perpetuar”, afirma

Pontapé inicial

Em um momento em que os blocos de rua se multiplicam em diversas capitais brasileiras, o secretário acredita que o evento de domingo é o pontapé inicial de uma festa que veio para se consolidar na cidade.

“Eu não tenho dúvida. A partir desse evento, outras pessoas que avaliavam fazer seu bloco vão fazer. É o pontapé inicial. É uma referência positiva para o que tem de possibilidade na cidade”

O evento será custeado pela prefeitura e custará cerca de R$ 30 mil, destinados à contratação de estrutura de palco, som, iluminação e banheiros, além do cachê das três atrações.

Para as comunidades das escolas de samba, será disponibilizado transporte gratuito. Pelo menos um ônibus sairá de cada escola, Protegidos e Cruzeirinho. Os moradores que tiverem interesse devem entrar em contato com as diretorias das escolas, que intermediarão as vagas.

“Para que a gente não permita a ilusão de que esse é um evento elitizado, não é. É um evento para a cidade inteira e que estamos tentando proporcionar isso onde o carnaval já é tradicional”, diz o secretário Ralfe Cardoso.

Em abril, escolas desfilarão no Centro

Neste ano, não haverá desfile no carnaval. O cortejo das escolas de samba será realizado em 15 de abril, juntamente com a programação do aniversário da cidade de Novo Hamburgo. As duas escolas - Sociedade Cruzeiro do Sul e Protegidos da Princesa Isabel - desfilarão na avenida Pedro Adams Filho, junto à Praça do Imigrante.

Carnaval de rua pela região

Além da festa de Novo Hamburgo, outros municípios da região preparam eventos de rua em alusão ao carnaval nas próximas semanas.

Em Estância Velha, a programação será no fim de semana seguinte às datas de carnaval. No sábado (25), ocorre o desfile principal. A abertura oficial do evento está prevista para as 20h30. Às 21h, ocorre o desfile das comitivas.

A Academia de Samba Asas da Liberdade, do bairro Rincão dos Ilhéus, e a Escola de Samba Unidos da Ponte, do bairro União, desfilam na avenida Presidente Vargas a partir das 22h. A Banda Saldanha, de Porto Alegre, encerra o evento, com show previsto para a meia noite.

No domingo (26), a festa será das crianças, com brinquedos infláveis, recreacionistas e brincadeiras alusivas ao Carnaval das 15h às 18h, no PAC - Pavilhão de Atividades Culturais Ênio Trein.

Em Taquara, a Folia na Júlio será no dia 4 de março, das 17h às 23h, na Rua Júlio de Castilhos, próximo à Praça Marechal Deodoro, e contará com atrações para todas as idades. A abertura será com um cortejo pela Júlio com a Escola de Samba Mocidade Independente do Jardim do Prado e da Escola Acadêmicos do Sol Nascente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas