MAIS SEGURANÇA

Dois Irmãos e Ivoti firmam parceria para compartilhar imagens de videomonitoramento em tempo real

Brigada Militar e Polícia Civil dos dois municípios terão acesso a 31 câmeras em pontos definidos em conjunto

Publicado em: 10/04/2024 14:47
Última atualização: 10/04/2024 14:49

Para melhorar a segurança e facilitar a prevenção da criminalidade, Ivoti e Dois Irmãos lançaram nesta terça-feira (9), na Brigada Militar de Dois Irmãos, uma parceria para compartilhamento de imagens dos sistemas de videomonitoramento. Através do acesso em tempo real, a Brigada Militar e a Polícia Civil dos dois municípios poderão visualizar as 31 câmeras localizadas em áreas limítrofes e de acesso às cidades.


Dois Irmãos e Ivoti firmam parceria para compartilhar dados de câmeras de videomonitoramento Foto: Laura Rolim/GES-Especial

A estratégia foi pensada em conjunto com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de ambas as cidades, e tem a finalidade de trazer mais agilidade às equipes de segurança. O objetivo, segundo o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Adriani Meneghetti, é que outros municípios também façam parte da parceria. “Morro Reuter e Presidente Lucena, por exemplo, só não entraram porque não tinham sistema de câmeras instalados”, comenta. 

Através do compartilhamento, não é preciso pedir as imagens para a cidade vizinha, o que colabora no rastreamento de veículos suspeitos e na maior brevidade para abordagens. “Estamos dando o pontapé inicial para que outros municípios queiram se integrar. Quanto mais a região estiver protegida, mais nós vamos estar protegidos”, ressalta. 

O prefeito de Ivoti, Martin Cesar Kalmann, explica que os municípios tiveram apenas o custo de cabeamento para interligar as imagens, pois Ivoti e Dois Irmãos já possuíam sistema de câmeras. “O investimento é baixo daquilo que ele representa. Não estamos pensando em segurança de forma isolada, mas regional”, afirma.

Escolha dos pontos e agilidade nas investigações

A definição dos pontos compartilhados entre as duas cidades foi feita através da Brigada Militar e dos dois Consepro. 20 câmeras estão localizadas em Dois Irmãos e outras 11 em Ivoti. Entre os pontos de espelhamento entre as duas cidades estão: Travessão e a BR-116, Rodoviária; Picada 48; Colônia Japonesa e BR-116; Distrito Industrial; BR-116 e Bom Jardim; Avenida Vale das Palmeiras; entre outras. 

Para o delegado de Dois Irmãos, Felipe Borba, a parceria com Ivoti sempre foi muito ativa, por conta da proximidade entre as duas cidades. “Sem nenhuma dificuldade, sempre conseguimos eventuais imagens de interesse de cada município. No entanto, agora, teremos acesso imediato. Vamos alcançar com maior eficiência, já que rapidamente vamos conseguir verificar algum paradeiro de criminosos ou algo que facilite a investigação”, considera.

A facilidade maior, conforme o delegado, é o andamento dos trabalhos, que não precisará ser interrompido durante alguma suspeita. “Maior eficiência é o que vem com isso. Podemos descartar ou confirmar com mais agilidade, e sem ter que provocar e atrapalhar o trabalho de ninguém”, completa Borba. O sargento da Brigada Militar, Henrique dos Passos, acrescenta: “Teremos mais agilidade para poder prender em flagrante”. 

Para o delegado de Ivoti, Fábio Motta, além de facilitar na identificação de atos criminosos, o compartilhamento das imagens é fundamental na qualidade de prova. “Quando acontece em Dois Irmãos e Ivoti, as imagens falam por si só. Não tem como brigar com a imagem. As câmeras ajudam a compreender a dinâmica de toda a infração”, destaca.

O presidente do Consepro de Dois Irmãos Maurício Alcides Saul, comenta que o projeto é inédito. “Muitas cidades ainda precisam implantar o próprio sistema, mas o nosso objetivo era dar esse pontapé inicial. Vamos levar para o grupo dos Consepro para ampliarmos e vermos os resultados”, diz. Com o início da parceria, haverá reuniões para avaliação e sugestão de melhorias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas