abc+

PARA EVITAR AGRAVAMENTO

Dois Irmãos cria ações para evitar falta total de água

Devido à falta de chuvas, o Arroio Feitoria, que abastece Dois Irmãos e Morro Reuter, está em nível crítico

Carla Fogaça
Publicado em: 13/02/2023 às 21h:26 Última atualização: 24/01/2024 às 15h:12
Publicidade

O nível do Arroio Feitoria que abastece Dois Irmãos e parte de Morro Reuter está em situação crítica. Nesta segunda-feira (13), o nível do arroio marcava 43 centímetros, sendo que a profundidade ideal é acima de 95. A prefeitura de Dois Irmãos e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), realizam ações para evitar medidas mais rígidas como o racionamento de água.

Aprofundamento do arroio é realizado na captação



Aprofundamento do arroio é realizado na captação

Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL

“Esperamos que as chuvas previstas sejam o suficiente para recompor o arroio”, observa o prefeito Jerri Meneghetti. Segundo ele, algumas das ações para evitar que a situação se agrave é o desassoreamento do arroio, o que deve dar uma boa vazão para os próximos dias, e ativação de mais um poço para acrescentar na rede toda. “Tivemos uma reunião com o superintendente regional adjunto da Corsan e engenheiro da companhia para solicitar melhorias e discutir estratégias para que não ocorra racionamento”, explica.

O gestor das unidades da Corsan de Dois Irmãos e Morro Reuter, Oneide Castro, conta ainda que há duas semanas, duas carretas de água vêm de Campo Bom para auxiliar no abastecimento do arroio. “O nível do arroio chega a cair de 10 a 5 centímetros por dia. E além do aprofundamento na captação de água, só a chuva pode ajudar. Esperamos que chova”, frisa Castro.

Devido às ações, alguns pontos de Dois Irmãos ficaram sem água. Segundo Castro, o serviço permitirá que a bomba submersa seja aprofundada e, com isso, fique em uma posição mais adequada.

Morro Reuter

A prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, explica que comunidades do interior do município estão sendo auxiliadas com o transporte de água. Em paralelo, foi perfurado um poço em Linha Cristo Rei que está na fase de instalação de bombas. “Como é recurso do Estado, tem todo trâmite legal que torna o processo moroso”. Também há trabalhos para ampliação da rede de água em Walachai e São José do Herval.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade