SAÚDE PÚBLICA
DOENÇA DE NEWCASTLE: Ministério da Agricultura descarta três casos suspeitos no RS
RS está em emergência zoossanitária após vírus ser detectado em aves no Vale do Taquari
Última atualização: 22/07/2024 16:54
Três casos suspeitos da doença de Newcastle em aves foram descartados no Rio Grande do Sul, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), neste domingo (21).
A notícia é importante porque, na última quinta-feira (18), o governo confirmou ter identificado um foco da doença no Estado. Os casos descartados foram dentro da zona de proteção estabelecida pelo ministério.
LEIA MAIS: O que está sendo feito sobre foco de Newcastle confirmado em lote de frango no RS?
Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, as amostras foram analisadas em "tempo recorde". Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instruiu a pasta a tratar o caso com transparência e tranquilizar tanto a população local quanto países que importam carne de frango brasileira.
"Tenho certeza que com a agilidade de nossas equipes vamos voltar à normalidade das nossas exportações muito em breve", afirmou Fávaro.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
A doença de Newcastle
A doença de Newcastle é causada por um vírus que afeta aves domésticas e silvestres, prejudicando principalmente o sistema respiratório. De acordo com o governo federal, é seguro consumir carne de frango e ovos produzidos na região afetada.
FIQUE DE OLHO: Entenda como será a contenção do foco da doença encontrada em aviário no RS
RS em emergência zoossanitária
O Estado está em emergência zoossanitária após o vírus ter sido detectado em aves na cidade de Anta Gorda, no Vale do Taquari. A medida foi publicada na última sexta-feira (19) e é válida por 90 dias.