Após 36 meses de trabalho, o documentário Doutor Araguaia – A história do médico João Carlos Haas Sobrinho, encontra-se na fase de pós-edição e chegará às telas em pré-lançamentos no Rio Grande do Sul, nas cidades de São Leopoldo, no dia 13 de novembro, às 19h30, no Cinesystem, e Porto Alegre, na Casa Diógenes de Oliveira no dia 16 de novembro, às 18h30. A entrada para assistir ao documentário será gratuita.
A produção independente da TG Economia Criativa é dirigida pelo documentarista Edson Cabral, com roteiro, pesquisas e argumento realizados em parceria com Sônia Haas, irmã do protagonista. Durante as gravações, a equipe esteve nos Estados de São Paulo, Maranhão, Pará, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Trajetória
Contemplado pelo Edital 001/2023 da Lei Paulo Gustavo – Tocantins, o Documentário coloca em destaque a vida do estudante de Medicina, natural de São Leopoldo (1941), com sólida educação jesuíta, e que foi preso em 1964, só porque era presidente do Centro Acadêmico Sarmento Leite, da Faculdade de Medicina da Ufrgs.
Ele consegue concluir seu curso, alinha-se à filosofia do PCdoB da época, com forte liderança, torna-se médico pioneiro nas regiões de Porto Franco (MA) e Xambioá (TO).
LEIA TAMBÉM: São Leopoldo Fest do Bicentenário começa nesta sexta-feira
Entre 1967 e 1972, João Carlos Haas Sobrinho salva centenas de vidas, sendo amado pelos camponeses que sofrem com o regime de exceção e por todos que com ele conviveram. Foi morto na região do Bico do Papagaio, na Guerrilha do Araguaia. A irmã Sônia continua na busca dos restos mortais – que nunca foram entregues à família, procurando sempre compreender a opção do seu irmão.
Equipe orgulhosa com o resultado
O documentário Doutor Araguaia tem duração de 90 minutos, cinco músicas inéditas, cerca de 50 entrevistas e, aproximadamente, 2 TB de arquivo bruto, além dos esforços de uma equipe multifuncional composta por quase 30 profissionais. A equipe está orgulhosa e feliz com o resultado alcançado, segundo diretor Edson Cabral.
“É gratificante e nos emocionamos em apresentar a história desse brasileiro que – na busca por um País mais justo, igualitário e fraterno – transformou centenas de vidas ao longo dos seus 32 anos bem vividos, deixando um legado admirável nos últimos 51 anos”, afirma Cabral, acrescentando: “João Carlos, o Juca, nosso querido Doutor Araguaia, é um exemplo de esperança para quem sonha e luta pelo fortalecimento da democracia e da justiça social em nosso País”.
VIU ESTA?: Homem quebra para-brisa de carro da Corsan a golpes de picareta em Sapucaia do Sul
“Durante décadas, nós, familiares de desaparecidos políticos, dedicamos nossas vidas na busca pela verdade, justiça, reparação e memória. Este documentário resgata, com dignidade, uma história vivida por muitos brasileiros e que as novas gerações precisam conhecer”, ressalta Sônia
Revista em quadrinhos também conta história do médico leopoldense
Em complemento aos recursos da Lei Paulo Gustavo, o documentário conta também com o apoio das Prefeituras de São Leopoldo e Porto Franco (MA) e com apoio institucional da Fundação Mauricio Grabois (FMG). Em 2023, Diego Moreira e Gabriel Kolbe publicaram, pela Editora Alameda, a HQ, Revista em Quadrinhos, Doutor Araguaia – A História de João Carlos Haas Sobrinho – que se definiu, também, como título do documentário.
SAIBA MAIS: ATACAREJO: Grupo da região anuncia nova loja e prevê faturamento de R$ 1 bilhão até 2027
O próximo passo da produção, depois dessa pré-estreia, será a obtenção do Certificado de Produto Brasileiro – CPB na Ancine e, para 2025, circulação em Festivais de Cinema, nacionais e internacionais, além de cine-debates em eventos relacionados à medicina comunitária e os direitos humanos.
Irmã estará no pré-lançamento do documentário
Sônia Haas, a irmã do médico João Carlos Haas Sobrinho, está morando atualmente em Salvador, na Bahia, e já está em Osório, no Rio Grande do Sul, onde visita a irmã e, na próxima semana, deverá estar em São Leopoldo. Ela irá acompanhar o pré-lançamento do documentário na cidade no próximo dia 13 e, em Porto Alegre, no dia 16.
LEIA TAMBÉM