CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Documentário sobre casas enxaimel e exposição são atrações nesta quarta-feira

Projetos são realizados pela Sociedade Ivotiense de Estudos Humanísticos (Siehu)

Publicado em: 16/10/2024 07:00
Última atualização: 16/10/2024 07:39

Quem passar pelo saguão do Instituto Ivoti já pode ver a exposição de fototelas e de trabalhos escolares com enfoque em construções históricas na Cidade das Flores. As edificações em estilo enxaimel também são destaque na tela, dentro de um conjunto de ações desenvolvidas ao longo do ano pela Sociedade Ivotiense de Estudos Humanísticos (Siehu).


Leonice Jacoby realiza instalação no saguão Foto: Divulgação

O documentário Um olhar afetivo sobre o enxaimel de Ivoti tem estreia nesta quarta-feira (16), a partir das 19h30, no auditório do Instituto Ivoti – Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200, em Ivoti. A entrada será gratuita e não é necessário fazer reserva antecipada. O documentário contou com recursos da Lei Paulo Gustavo.

A obra audiovisual apresenta depoimentos de pessoas que viveram ou tiveram familiares seus habitando essas construções. A finalidade de todos os projetos desenvolvidos é promover a conscientização na população sobre a importância de valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural.

Acessibilidade

O filme conta com recursos para permitir o acesso ao maior número de pessoas possível. “Teremos todas as normas de acessibilidade possíveis para surdos, para cegos. O documentário tem legendas com tradução do alemão para o português”, detalha Andréa Cristina Baum Schneck, que preside a Siehu.
“Maquetes feitas por estudantes também estarão expostas para promover uma experiência tátil”, acrescenta.

Fototelas e intervenções

Além do documentário, também ocorre a exposição de fototelas que retratam as construções históricas, a partir de intervenções de artistas locais, assim como trabalhos escolares. As criações dos alunos que estão expostas foram preparadas por turmas de 4º ano do ensino fundamental da rede municipal, de outras séries e,inclusive, de Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como do Instituto Ivoti.
A artista plástica Leonice Jacoby fez uma instalação com o título Olhares Circundantes. “Ela fez essa intervenção artística junto com as fototelas”, destaca Andréa.

Outra ação realizada neste ano foi o lançamento do livro infantojuvenil “Um olhar colorido sobre Ivoti: casas centenárias que contam a história com afeto e arte”, com aporte do Fundo Social da Sicredi Pioneira.

“A gente pôde fazer ações complementares como as mostras das fototelas sobre as casas enxaimel, que também compõem o corpo do documentário”, diz Andréa. As atividades celebram os 200 anos da imigração alemã no Brasil e os 60º aniversário de emancipação de Ivoti.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas