FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE

Documentário Nos Passos da Tradição estreia nesta quarta-feira em Nova Petrópolis; saiba onde assistir

Obra resgata a história da dança folclórica na cidade, reunindo depoimentos de onze grupos de dança atuantes

Publicado em: 23/07/2024 17:01
Última atualização: 23/07/2024 17:37

O documentário Nos Passos da Tradição – A história da dança folclórica em Nova Petrópolis terá sua exibição de estreia no dia 24 de julho, às 19h30, no Auditório do Centro de Eventos de Nova Petrópolis. A obra resgata a história da dança folclórica na cidade, reunindo depoimentos de onze grupos de dança atuantes.


Documentário faz parte das celebrações do Festival Internacional de Folclore Foto: Vinícius Martins

Produzido pelo jornalista Gian Wagner Baum, o documentário aborda o início dos grupos, a origem dos trajes e as danças apresentadas no palco, além de ressaltar a importância das categorias infantis para a preservação do folclore em Nova Petrópolis.


Grupo Pommertal do Vale do Caí é um dos pioneiros da dança folclórica em Nova Petrópolis Foto: Divulgação

Entre os entrevistados, estão a professora Irmgard Schuch, hoje com 94 anos, que foi uma das pioneiras na dança no município. O coordenador Beno Heumann também conta sobre sua chegada a Nova Petrópolis e a expansão das danças para o interior. Outra participação especial é de Junara Hansen, secretária de Turismo nos anos 1970, quando o movimento folclórico ganhou impulso e deu início a Feira de Inverno que viria a se tornar o Festival Internacional de Folclore.

A apresentação é gratuita e integra a programação do 51º Festival Internacional de Folclore. Esta será a primeira exibição pública do filme, que após o evento estará disponível para assistir pelo YouTube, no canal @passosdatradicao.


Muitas entrevistas foram gravadas no Espaço Mais Cultura de Nova Petrópolis Foto: Cauê de Oliveira

Lei Paulo Gustavo

O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo (LC 195/2022), intermediado pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação de Nova Petrópolis. Contou ainda com apoio da organização do Festival Internacional de Folclore, integrando sua programação oficial, e é alusivo aos 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas