200 ANOS DA IMIGRAÇÃO
Diocese de Novo Hamburgo lança programação especial para celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã no RS; saiba mais
Evento neste domingo (3) também foi o ponto de partida para as atividades do ano pastoral
Última atualização: 03/03/2024 17:27
A Diocese de Novo Hamburgo lançou neste domingo (3), o calendário com ações em comemoração aos 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. Pela manhã, missas foram realizadas em alemão nas cidades de Dois Irmãos e Nova Petrópolis. Na parte da tarde, uma cerimônia na Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo, apresentou a comissão que irá conduzir as atividades que ocorrem até o final de agosto de 2024.
A comissão é formada por Dom João Francisco Salm, Dom Zeno Hastenteufel, os padres José Ivo Follmann, Claudio Vicente Immig e Cléber Rodrigues, as irmãs Valquíria Vieira da Silveira e Mônica de Azevedo e Paulo Roberto Staudt e Jéssica Glück.
"A imigração aconteceu aqui. Os imigrantes alemães chegaram nas barrancas do rio do Sinos. Começaram na Feitoria, em São Leopoldo, e se espalharam pela região. Os alemães deixaram marcas profundas em nossa cultura, nossa religiosidade, vivência cristã, na fé, em todos os sentidos", ressalta Dom Zeno.
O próximo evento pelo bicentenário será entre 19 e 21 de Abril, em São Leopoldo, quando ocorrerá o 16º Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
Ano pastoral
O encontro deste domingo (3), marcou também o início do ano pastoral. "É o ponto de partida para as atividades de ação evangelizadora da Diocese de Novo Hamburgo. É uma celebração que dá ênfase aos movimentos, serviços, pastorais, paróquias, toda a força viva da diocese", explica o padre Vicente.
A cerimônia em Novo Hamburgo iniciou com uma acolhida aos grupos, seguida da apresentação da comissão do bicentenário, procissão de entrada e missa.