Nesta quarta-feira (1º) iniciou o período chamado de outono meteorológico ou climático pelos meteorologistas. O trimestre de março a maio marca a transição entre o verão e as estações mais frias. A nova estação, o outono astronômico, começa oficialmente no próximo dia 20, às 18h25.
De acordo com Nilson Wolff, voluntário na Estação de Meteorologia de Campo Bom, os dias começam a ficar mais curtos neste período, quando o sol nasce por volta das 6h15 e se põe antes das 19 horas na região metropolitana de Porto Alegre. “No primeiro dia do verão astronômico, dia 21 de dezembro, o sol nasceu às 5h20 e se pôs às 19h23 [no Vale do Sinos]. No dia 20 de março irá nascer às 6h28 e se pôr às 18h35”, explica Wolff. Ou seja, cerca duas horas a menos de sol por dia na região.
A MetSul Meteorologia explica que março terá ainda características de verão. O Rio Grande do Sul terá dias de calor e pancadas de chuva passageiras e localizadas. Porém, antes do mês acabar, são esperados dias de temperatura mais agradável e com mínimas baixas durante a madrugada e o início da manhã. Em Porto Alegre, a mínima média histórica de março é de 19,5°C e a temperatura máxima média é de 29,2°C, quase 2°C a menos do que a média máxima de janeiro.
Neste mês, segundo a meteorologista Estael Sias da MetSul, ocorre a transição do fenômeno La Niña “para um estado de neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial depois de três anos com predomínio de anomalias de temperatura da superfície do mar em patamar de Niña”.
Chuva
O Estado poderá ter chuva acima da média em março, como prevê a MetSul. São esperados volumes mais altos em regiões como Serra e vales do Sinos, Caí e Paranhana. Já no oeste e no sul do RS, deve ser registrada precipitação abaixo da média.
Temperatura
Uma onda de calor vai atingir a Argentina na primeira semana do mês e o calor poderá chegar ao Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul, o Estado não deve registrar frio nos primeiros dez dias do mês.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags