abc+

QUEDA NAS TEMPERATURAS

PREVISÃO DO TEMPO: Temperaturas abaixo de zero por dias consecutivos e chance de neve no RS após a chuva

Há possibilidade de queda isolada de granizo nesta quarta-feira; MetSul Meteorologia prevê frio intenso nos próximos dias

Moacir Fritzen
Publicado em: 07/08/2024 às 06h:50 Última atualização: 07/08/2024 às 06h:51
Publicidade

Gaúchos e gaúchas estão passando quase que por um processo de “pasteurização”. No fim de semana passado, as pessoas sentiram na pele um calor típico de verão em pleno inverno. Depois veio a chuva e as temperaturas caíram. Mas, na tarde desta terça-feira (6), São Pedro “fechou a torneira” e a gauchada já começou a tirar os casacos mais grossos.

Chuva deu uma trégua na tarde desta terça-feira (6) | abc+



Chuva deu uma trégua na tarde desta terça-feira (6)

Foto: Moacir Fritzen/GES-Especial

Haja braços para carregar tantas vestimentas. “O porta-malas do carro vira quase que um roupeiro”, definiu a professora Fernanda Rodrigues, 39 anos, de Ivoti, que precisou carregar a jaqueta sobre o antebraço durante a tarde.

No entanto, as previsões meteorológicas indicam que ainda haverá momentos de precipitações até sexta-feira. Depois disso, vai vir um “frio de renguear cusco”.

Chance de neve

Meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias não descarta a possibilidade de nevar no Rio Grande do Sul. Ainda não é possível ter certeza. “Sobre a neve, é sempre um dilema porque exige condições muito específicas. Hoje os prognósticos mantém a possibilidade, mas é preciso acompanhar e revisar dia a dia até lá”, destaca.

LEIA TAMBÉM: Chance de neve em Gramado: Relembre quando fenômeno foi registrado na Serra

Estael avalia que as temperaturas vão começar a despencar já na quinta-feira (8). “Inicialmente frio úmido com nuvens e chuva e bastante vento, sobretudo na quinta e na sexta o que deixa a sensação de frio ainda mais intensa. Na sexta, a máxima será baixa e em diversas regiões não deverá passar de 10°C”, prevê.

A partir do fim de semana, a previsão de Estael indica frio seco e com efeito maior nas mínimas que poderão baixar de zero por vários dias consecutivos pois haverá reforço do ar frio na próxima semana. “Associado ao frio seco, há risco de formação de geada”, reforça a meteorologista. 

CONFIRA: “Fala, galera”: Influenciamento digital volta a virar caso de polícia na Grande Porto Alegre 

Temporais

Segundo a MetSul, temporais com quedas de granizo atingiram o Uruguai nesta terça-feira (6). A explicação para a ocorrência do fenômeno está a associada “a uma frente fria semi-estacionária que atua neste momento entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, dividindo ar mais frio ao Sul e ar mais quente ao Norte do sistema frontal, gerando instabilidade na divisa entre as duas massas de ar”.

Ainda conforme a previsão da MetSul, existe a possibilidade de ocorrer queda isolada de granizo nesta quarta-feira (7), tanto no território uruguaio quanto no gaúcho.

Ainda no domingo (5), o fenômeno foi registrado na área urbana de Itaqui, nas proximidades da fronteira com a Argentina.

A MetSul alerta que há prognóstico para temporais no Rio Grande do Sul ao longo do mês de agosto e o granizo costuma ter alta incidência em condições severas de tempo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade