PARA A FAMÍLIA TODA

Dia do Folclore em Estância Velha resgata brincadeiras antigas

Praça 1º de Maio foi palco de atividades artísticas, brincadeiras e muita diversão

Publicado em: 20/08/2023 21:22
Última atualização: 26/10/2023 10:43

Resgatar brincadeiras da infância, reunir pais e filhos e celebrar a cultura local foi o objetivo da segunda edição do Dia do Folclore, em Estância Velha. Na Praça 1º de Maio, no Centro da cidade, centenas de pessoas aproveitaram o domingo (20) de sol e temperatura agradável para brincar e reunir as famílias.

Dia do Folclore promove brincadeiras entre pais e filhosLaura Rolim/GES-Especial
Dia do Folclore promove brincadeiras entre pais e filhosLaura Rolim/GES-Especial
Priscila Cunha, 40 anos, e a filha, Marília Cunha, 7Laura Rolim/GES-Especial
Dia do Folclore promove brincadeiras entre pais e filhosLaura Rolim/GES-Especial
Dia do Folclore promoveu brincadeiras entre pais e filhosLaura Rolim/GES-Especial
Dia do Folclore promove brincadeiras entre pais e filhosLaura Rolim/GES-Especial
De acordo com o diretor de Cultura de Estância Velha, Raoni Forian, a ideia era fazer um resgate histórico de atividades que aos poucos vão se perdendo entre as famílias, além de divulgar o trabalho dos grupos folclóricos, tradicionalistas, escolas de samba e teatro. “Todas as manifestações culturais precisam ser vistas, e nós temos que oportunizar isso”, afirma.

Desde as 10 horas até as 18 horas, dezenas de brincadeiras foram organizadas para divertir a criançada. Luis Fernando Rodembuch, coordenador da equipe de gincanas Pintando o 7, explica que os jogos folclóricos envolvem pais e filhos. “Nós resgatamos brincadeiras antigas, como cordas, perna de pau, jogo de latas, bambolês, para integrar as famílias.”A designer de cílios Priscila Cunha, 40 anos, aprovou a atividade e relembrou um pouco da infância ao lado da filha, Marília Cunha, 7. Moradora de Estância Velha há pouco mais de dois anos, ela conta que saiu de Porto Alegre em busca de qualidade de vida.

“Eu estou muito satisfeita com a escolha que eu fiz. Eu nem imaginava encontrar tantas atividades aqui na cidade. O dia está muito legal, bastante brincadeiras da nossa infância, que a gente não vê hoje em dia”, conta.

Para Vilson Bortolini, 47, supervisor de logística, tirar as crianças da frente do celular e levá-las para brincar é importante para o desenvolvimento dos pequenos. “Em casa, a gente sempre tenta mostrar algumas brincadeiras da nossa época”, afirma. Acompanhado da esposa Rosangela Zanatta, 41, e da filha Mariana Zanatta Bortolini, 9, ele relembra que a brincadeira que marcou a sua infância foi pular corda.

Com mais de 8 horas de atividades, a 2ª edição do evento contou com uma programação mais completa este ano e com novidades, como food trucks e artesanato. “O pessoal sempre elogia muito e pede para fazer de novo. A ideia é que o evento cresça ainda mais”, completa Forian.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas