O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado na sexta-feira (15), é uma oportunidade para quem está buscando produtos com descontos.
A data, criada em 1983, estimula a venda do varejo brasileiro, tanto em lojas físicas, como virtuais.
Durante a semana, grandes marcas postaram em suas redes sociais a oferta de produtos com descontos. As lojas virtuais oferecem produtos com descontos que vão de 60% a 80%.
Em lojas físicas não será diferente.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Leonardo Lessa, informa que na última sexta-feira foram enviados e-mails do setor de marketing convidando os associados a falar sobre as promoções.
“Alguns estão com campanhas ativas, promoção de vendas como reconhecimento do cliente e há quem está premiando com cashback e descontos”, exemplifica Lessa.
A Riscato Shoes, localizada no bairro histórico de Novo Hamburgo, vem apostando nessa data há alguns anos.
O empresário Éden Martins salienta que é uma forma de estreitar relacionamento com seus clientes e ter um retorno de aumento nas vendas.
“Como trabalhamos com venda on-line de sapatos especialmente masculinos, percebemos concorrentes oferecendo descontos nesta data”, explica.
Neste ano, diz, os descontos em modelos selecionados variam de 10% na nova coleção até 32% em sapatos da linha outlet.
Martins complementa que clientes do clube Riscato (grupo exclusivo gratuito pelo WhatsApp para clientes) têm descontos e vantagens desde a semana passada e demais consumidores de segunda (11) até sexta (15).
Para complementar, na terça-feira teve uma live shopping, com produtos em pronta entrega e quem adquiriu ganhou uma pulseira em couro. Uma outra live está marcada para esta sexta-feira, às 12h34.
LEIA TAMBÉM
Na Lojas Bob, do bairro Canudos, também há ação na semana do consumidor com a campanha “Compre e Ganhe”.
Compras acima de R$ 400 reais dão direito a uma taça de gin personalizada da loja. Na compra de três calças em alfaiataria, a terceira fica grátis e, na sexta-feira (15), o frete é gratuito no Rio Grande do Sul para todos os canais de venda (site e WhatsApp).
A responsável pelo marketing, Maria Eduarda Scolari, informa que a expectativa é vender 20% a mais nesta semana, comparativamente ao mesmo período do ano passado.
Todos os dias
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo (Sindilojas-NH), Gerson Müller, salienta que o dia do consumidor precisa ser lembrado todos os dias.
“Tenho que vender bons produtos para ter bom atendimento ao consumidor. Ele não é mais fiel, pois procura o que precisa em várias lojas. Por isso, temos que dar qualidade no produto e boa atenção ao cliente que está cada vez mais exigente.