A paralisação parcial dos metroviários alterou a rotina de milhares de usuários da Trensurb nesta segunda-feira (8). Durante o dia os intervalos entre os trens foram de 20 minutos. Normalmente o tempo é de 6 a 12 minutos de diferença em dias úteis, até as 19h55.
Ainda pela manhã, a aposentada Vera Lúcia Silveira, 61 anos, relatou sentir insegurança em relação a prestação do serviço. Moradora do bairro Olaria, em Canoas, ela foi até a Estação La Salle, no Centro da cidade para dar início a uma série de compromissos em que dependia do transporte metroviário. “Daqui vou para Sapucaia do Sul, onde tenho compromisso. Depois para Porto Alegre e retorno à Canoas. Imagina fazer tudo isso de ônibus?”, questiona.
Outra moradora de Canoas conta que não costuma usar frequentemente o trem, mas que assim que soube da greve se antecipou na hora de programar viagens nesta segunda-feira. “Precisei organizar meus horários para não correr o risco de me atrasar”, relata Maria Angela.
A diminuição de passageiros foi sentida por aqueles usuários que usam com mais frequência o trem, especialmente nos horários de mais movimento. “Eu pego o trem bem nos horários de maior movimento que são no início da manhã e fim da tarde, mas me espantei com a quantidade de pessoas que tinham. Geralmente fica gente em pé nesses horários, mas hoje todos fizeram a viagem sentados”, conta a comerciária Juraci Vargas dos Reis, 66 anos, que trabalha em Novo Hamburgo e mora em São Leopoldo.
A fisioterapeuta Patrícia Rosa, que retornava do trabalho na Estação Novo Hamburgo no fim da tarde, também relata que se surpreendeu com a diminuição de usuários no trem. “Acho que muita gente achou que não ia ter trem e arrumou outra forma de ir para o trabalho. Eu resolvi ir trabalhar à tarde, quando vi que o trem estava funcionando, mas estava com receiode estar lotado por causa do número reduzido de viagens, porém, estava cheio, mas não lotado como de costume”, conta.
A Trensub informou por nota, que nesta terça-feira o serviço será normalizado, seguindo a tabela normal para dias úteis.
LEIA TAMBÉM