O dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (30), foi marcado pela solidariedade em muitas igrejas de São Leopoldo. Na cidade, a programação, que em muitos locais previa a confecção dos tradicionais tapetes de serragem, precisou ser alterada devido aos estragos causados pela enchente a, pelo menos, sete paróquias e capelas, localizadas em bairros como Campina, Scharlau e Rio dos Sinos.
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Matriz, no Centro, a missa às 9h30 marcou a retomada das celebrações após quase um mês da igreja fechada por conta dos alagamentos. Um grande mutirão de limpeza foi realizado para deixar o espaço em condições de receber os fiéis. No lugar da procissão sobre os tapetes, a programação especial contou com um apelo à solidariedade. No local foram recebidas doações de alimentos, roupas e material de limpeza. “Os donativos serão repassados às paróquias vizinhas necessitadas e à Cáritas paroquial”, comenta o padre Inácio Schuster.
No Santuário do Sagrado Coração de Jesus, serão cinco missas ao longo do dia: às 8h, 9h30, 11h, 15h e 16h30. Na primeira missa da manhã, o reitor do Santuário, o padre Raimundo Nonato Resende, explicou a importância da data. Comemorado 60 dias após a Páscoa, o dia de Corpus Christi é uma das datas mais importantes do calendário católico. A expressão, originária do latim, significa Corpo de Cristo, e a celebração é uma forma de homenagem à Eucaristia, sacramento do catolicismo.
“A Comunhão é o sacramento de Deus, desse Deus que se oferece a nós como alimento da graça divina, da purificação, porque Jesus se fez corpo e sangue, pão e vinho, para a nossa purificação, para a remissão dos pecados. Toda vez que comungamos, Jesus nos purifica de novo, para ficarmos mais santos” disse o padre.
“Esta santidade é a pessoa ser boa, e assim vamos estar em comunhão com o Pai. Todavia, só podemos estar em comunhão com Cristo e com o Pai se estivermos em comunhão com o próximo. Precisamos buscar comunhão com Cristo e esta passa por estarmos em comunhão com o irmão, em especial com aquele que mais padece. Aqui no Rio Grande do Sul, de modo especial, ver Cristo vivo nos irmãos que estão desabrigados”, completou Resende.
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Matriz, no Centro, o material que estava sendo preparado para a confecção dos tapetes foi perdido com a água e a lama que invadiram a igreja. Com a limpeza praticamente concluída no local, de acordo com o pároco, Inácio Schuster, a celebração da missa está confirmada para às 9h30. No lugar da procissão sobre os tapetes, a programação especial contará com um apelo à solidariedade. No local serão recebidas doações de alimentos, roupas e material de limpeza. “Os donativos serão repassados às paróquias vizinhas necessitadas e à Cáritas paroquial”, comenta o padre Inácio.
No Santuário do Sagrado Coração de Jesus serão cinco missas ao longo do dia: às 8h, 9h30, 11h, 15h e 16h30. As celebrações das 8h e das 16h30 serão transmitidas ao vivo pelo Facebook do Santuário @padrereussantuariooficial. Na Paróquia Santa Catarina de Alexandria, no bairro Rio branco, a celebração será às 9h30.
LEIA TAMBÉM