A poucos dias da realização da 18ª edição da Romaria do Padre Reus, que ocorre neste domingo (14), em São Leopoldo, devotos do padre alemão, que chegou ao Município em 1913, celebram nesta quarta-feira (10) os 156 anos de seu nascimento. Filho de João e Ana Margarida Reus, João Batista Reus (Johann Baptist Reus, em alemão) nasceu no dia 10 de julho de 1868, na cidade de Pottenstein, no estado da Baviera, na Alemanha.
Em sua juventude, João Batista Reus dedicou-se aos estudos e, logo após, prestou serviço militar. Entrou para o seminário na cidade de Bamberg, também na Baviera, onde ordenou-se sacerdote em 30 de julho de 1893. Após tornar-se jesuíta, realizou a Terceira Provação (etapa final da formação de um jesuíta) em Wijnandsrade, também na Holanda, no período entre setembro de 1899 a julho de 1900.
Após completar sua formação como jesuíta, foi enviado para o Brasil, onde chegou no dia 10 de setembro de 1900 e dedicou seus primeiros 11 anos no país ao trabalho apostólico na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Em 1912, trabalhou no Colégio Anchieta, de Porto Alegre, onde passou a receber distinção por suas graças místicas e, no ano de 1913, tornou-se pároco da Paróquia de São Leopoldo.
No dia 21 de julho de 1947, Padre Reus faleceu com fama de santidade, no então Colégio Cristo Rei, São Leopoldo (RS). Foi enterrado no cemitério dos Jesuítas na mesma cidade. Logo depois da sua morte, começou a afluir gente ao seu túmulo para rezar e pedir graças. A partir de então, iniciaram-se os relatos de graças alcançadas por sua intercessão.
Beatificação
Desde 1953, autoridades religiosas pleiteiam a beatificação do Padre Reus. O maior passo nesse sentido, porém, só foi dado em 2013, quando a Congregação para as Causas dos Santos, órgão da Igreja que trata apenas de canonizações, validou o processo. Após essa aprovação, a Postulação Geral da Causa dos Santos da Companhia de Jesus em Roma recebeu todo o material dos Processos e, com base dos depoimentos, começou a preparar e escrever a chamada Positio, com a qual se deve comprovar as virtudes de Padre Reus.
Em julho de 2021, vários documentos relativos à Positio foram entregues ao Relator na Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano. E, assim, a Causa de Beatificação do Servo de Deus, Padre João Batista Reus, vai progredindo passo a passo.
Novena e romaria
Desde o último dia 5, ocorre a novena pela beatificação do Padre Reus. A programação segue até sábado (13), com missas em diferentes paróquias. Nesta quarta-feira (10) a celebração acontece a partir das 19 horas, na Paróquia Santa Catarina, no bairro São José. A programação completa pode ser conferida aqui.
Já no domingo (14) acontece a 18ª edição da romaria. O tema da edição 2024 da romaria será “Com Padre Reus, rumo ao lugar de encontro com a esperança”. A concentração terá início às 9h, na Praça Tiradentes, no Centro. A missa será celebrada pelo Pastor Dom João Francisco, às 11 horas, no Santuário Sagrado Coração de Jesus.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags