O desvio na BR-116 sobre o Arroio Sapucaia já está em operação desde cerca das 14 horas desta quinta-feira (5). A alteração se dá no quilômetro 259 da rodovia, no centro da pista sentido capital-interior, em Esteio, devido às obras de construção da nova ponte sobre o arroio, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O tráfego agora é na “contramão”, no sentido oposto, onde eram as faixas de quem vinha do Vale do Sinos para Porto Alegre.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP
A reportagem esteve no local nesta tarde para verificar as condições do tráfego na via. Embora altamente movimentada, não houve registros de engarrafamentos ou acidentes até as 16 horas desta quinta-feira. A obra integra o Lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária da BR-116, executadas entre Novo Hamburgo e Porto Alegre.
Como funciona
Os motoristas que vêm de Canoas para Esteio pela pista central da BR-116 são desviados para a pista do sentido oposto, seguindo sobre a nova ponte construída, e conduzidos de volta para a pista sentido capital-interior da rodovia, logo após a passagem pelo canteiro de obras.
Já quem dirige no sentido interior-capital continua utilizando a lateral da BR-116 (próximo ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil), acessando a pista normalmente na altura do Arroio Sapucaia, no limite entre Esteio e Canoas.
Complexo de Obras de Esteio
O complexo de obras de Esteio, previsto para ser totalmente entregue em julho de 2025, é um dos mais importantes para melhorar o fluxo da BR-116. Ao todo, cinco viadutos estão sendo construídos no trecho, além de novos acessos a Esteio (tanto à Avenida Celina Kroeff, ao bairro Novo Esteio, como ao Centro da cidade), ao Parque Assis Brasil. Também ocorre a ampliação de faixas nas pistas, em investimento de cerca de R$ 150 milhões.
As elevadas serão construídas entre o quilômetro 256 e o quilômetro 258. Com estas obras, o Dnit quer ampliar a quantidade de faixas de deslocamento na região (que registra grande fluxo de veículos, principalmente durante a Expointer e eventos no Parque Assis Brasil).
LEIA TAMBÉM