abc+

LITERATURA

Desvendando o mundo dos clássicos: Clube de Literatura de Dois Irmãos conquista o Brasil

Repaginando capas e traduções de livros clássicos, empresa local alcança mais de 12 mil assinantes pelo país

Giordanna Vallejos
Publicado em: 25/01/2024 às 20h:09
Publicidade

Há algo especial em reunir amigos para discutir grandes obras literárias. Foi essa paixão que inspirou Lucas Fischer Zapelini e Lorenzo Fioreze, sócios do Clube de Literatura Clássica, a criar uma experiência única.



Com 12 mil assinantes em todo o Brasil, o clube nasceu da ideia de oferecer não apenas livros, mas experiências de vida por meio de obras clássicas da literatura. “A ideia era fazer um clube de assinatura, que dava preferência para os melhores livros que a humanidade já tinha escrito e não livros simplesmente que estavam em alta num momento e que iam ser esquecidos, mas livros que poderiam construir o caráter de quem lesse”, revela Zapelini.

Com 40 colaboradores e sede em Dois Irmãos, a empresa já publicou 42 boxes, totalizando cerca de 70 obras. Além dos clássicos principais, cada caixa inclui um livreto, marca-páginas e um recado do autor, proporcionando uma experiência completa para os leitores ávidos por obras-primas literárias, que recebem uma caixa por mês, por meio de uma assinatura que pode ser tanto mensal, quanto anual.

A empresa iniciou em 2019, e a jornada foi moldada com publicação da obra A Divina Comédia (Dante), durante a pandemia de 2020. “Foi um livro que ficamos nove meses trabalhando. Fomos à Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro para ter acesso à primeira impressão do livro. Também buscamos prefácio do filho do tradutor, que falava do pai que já tinha falecido e da história dele com Machado de Assis”, explica Lucas.

Portanto, o foco não é replicar mais do mesmo — mas repaginar os clássicos com edições críticas, notas de rodapé e explicações, capas duras com design diferenciado e de qualidade: algo para guardar e deixar de herança.

Livros bilíngues e Prêmio Jabuti

A aposta em edições bilíngues e a busca pela excelência renderam ao clube duas indicações ao Prêmio Jabuti. “Trabalhamos muito com livros bilíngues, seja do francês, alemão ou inglês”, destaca Zapelini.

O objetivo deles é claro: divulgar a literatura para os lugares mais improváveis. Recentemente, Zapelini avistou alguém na praia lendo um livro do clube, provando que a literatura pode conquistar qualquer público.

Atemporalidade dos clássicos

Para Lorenzo Fioreze, sócio do clube e residente em Dois Irmãos, os clássicos são atemporais e oferecem um benefício duradouro a quem se dedica a lê-los. “Eles são anti-frágeis, passaram pelo teste do tempo”, enfatiza Fioreze.

Com o lançamento do curso “Inglês com os Clássicos”, o clube visa aprofundar a experiência dos assinantes não apenas na leitura, mas também no aprendizado do inglês. “A ideia é criar toda uma escola com os clássicos no futuro”, disse ele.

Dois Irmãos no coração da literatura clássica

Fioreze conclui ressaltando o impacto do clube no cenário educacional, com muitos clássicos lançados, os quais são leituras obrigatórias em vestibulares e no Enem. Além disso, ele ressalta a importância do acesso literário. “Muitas pessoas não leem os clássicos, pois não tiveram a chance disso, não foram apresentadas a isso. E eu acho que temos também essa missão institucional”, destaca Fioreze.

Com a sede em Dois Irmãos, o clube visa expandir ainda mais seu alcance, proporcionando uma jornada literária transformadora a todos os cantos do Brasil, um clássico de cada vez.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade