CARNAVAL
CARNAVAL: Protegidos vai azulada em desfile na capital para homenagem ao mar
Sob o tema enredo 'Sou das Águas do Mar', com o intérprete Wandynho S.O.S, a tricolor das cores verde, o vermelho e o branco, estará com 1,2 mil componentes
Última atualização: 22/02/2024 16:47
O Vale do Sinos estará representado no carnaval da capital gaúcha neste final de semana. As escolas de samba Protegidos, de Novo Hamburgo, e Império do Sol, de São Leopoldo, levam o resultado de seu trabalho para o Porto Seco.
A hamburguense, do bairro Rondônia, que busca o retorno ao Grupo Especial, promete deixar a avenida azulada, em homenagem ao mar. Sob o tema enredo 'Sou das Águas do Mar', com o intérprete Wandynho S.O.S, a tricolor das cores verde, o vermelho e o branco, estará com 1,2 mil componentes.
Entre os integrantes da Protegidos está a técnica em enfermagem e estudante de Enfermagem, Rosecler Carrion, a Rose, 46 anos. Ela faz par com Anderson Alves, o Andy, formando o primeiro casal de passistas.
"É um ano bem favorável. A escola cresceu e investiu bastante. A maioria dos destaques faz por amor. Acredito que este ano a Protegidos vai impactar, pois está linda, organizada, com um samba especial e faz acreditar que vamos passar para o Grupo Especial", comenta, orgulhosa Rose.
A Protegidos está em sua vida de família. Seus pais, José Carlos Carrion e Aida Maria Carrion, desfilaram por 40 anos na escola. Sua irmã, Denise Carrion também representou a escola.
Agora, além de Rose, ela leva a paixão da Protegidos para o filho mais novo de três. Thor, aos 10 anos, é passista mirim. "A Protegidos é uma paixão que eu não consigo me desfazer. Quando penso em parar, pois trabalho em dois hospitais e faço faculdade, a Lana pede para eu ficar. Ela me convence pelo amor que tenho com a escola, que me renova e faz bem", arremata.
Diferente
A Protegidos desfilará no sábado (24), a partir das 20h30. "Desde 2012 quando descemos que não estamos no Grupo Especial. É hora de voltar. Fazemos um trabalho de excelência. Já somos especiais", comenta a presidente Lana Flores.
Segundo ela, o público pode esperar uma Protegidos bem diferente. "A verde, vermelho e branco vem azulada este ano, em homenagem ao mar, que todos nós somos apaixonados", complementa.
Com esse enredo, acrescenta, a escola se atualizou e inovará em materiais, tecidos e enfeites modernos. "Cada desfile é especial, mas este está carregado de muita emoção, energia e cores vibrantes que lembram o mar", sublinha Lana.
A Protegidos estará com dois carros alegóricos gigantes, muitas alegorias do fundo do mar, três esculturas separando alas, além de um portal que vai abrir o desfile da Protegidos. "Estamos muito mais organizados e por causa disto, motivados e felizes. Terminamos o barracão e atelier duas semanas antes do desfile. Este enredo do mar tem que nos dar sorte na classificação'', arremata Lana.
O samba enredo
Conta a lenda que, na época do descobrimento, deixavam presos em celas com janelas de frente para o mar e que isso poderia enlouquecer as mentes dos prisioneiros em pouco tempo.
O mar simbolizava toda a imensidão que a liberdade poderia conceder. Liberdade de estar navegando em busca de novas terras, rotas e riquezas. A prisão de frente ao mar, não aprisionava apenas seu corpo, mas aprisionava a mente dos condenados.
Imagine toda imensidão a sua frente e você não sair do lugar? Assim, a Princesa do Morro, se pôs a navegar, para toda a liberdade encontrar.
Cante com a Protegidos
"Sou das águas do mar"
(Protegidos)
"Deixa marear...mareia"
Nas ondas do mar
A princesa é sereia
Sou Protegidos...coração navegador
Desagua na avenida nosso caso de amor!
No oceano da vida,
Marejou a saudade
Inspiração guiando o destino
O sol beijando o mar
É liberdade!
Mergulhei no azul mais lindo e encontrei uma cidade
Ouvindo a doce melodia a ecoar
Na imensidão navega minh´alma
"Tem pirata querendo roubar"
Entre lendas e histórias, de amores proibidos
Tantas riquezas e tesouros escondidos!
Marinheiro, marinheiro
Leva a vida devagar
Quem é do mar não enjoa
Joga rede pra pescar!
Marinheiro, marinheiro
Segue a luz do luar
Quem é do mar não enjoa
Deixa a rede mergulhar
Lindos corais
A natureza a oferecer
"Vi...o lamento do navio negreiro"
Ecoando forte do tumbeiro
Resistência a lutar!
"Ouvi.. as rezas pra rainha do mar"
Odoya! Inaê Yemanjá!
Banhada de fé, minha escola chegou
Essa paixão não tem jeito!
"É axé Tricolor"
Confira a ordem dos desfiles:
Sexta-feira, 23 de fevereiro
Série Prata
20h - União da Tinga
21h - Império da Zona Norte
22h - Academia de Samba Praiana
23h - Samba Puro
Série Ouro
00h - Copacabana
1h10 – Acadêmicos de Gravataí
2h20 - Imperatriz Dona Leopoldina
3h30 - Fidalgos e Aristocratas
4h40 – Bambas da Orgia
Sábado, 24 de fevereiro
Série Prata
19h – Tribo Os Comanches
20h - Império do Sol
21h - Protegidos de Princesa Isabel
22h - Filhos de Maria
23h - Unidos da Vila Mapa
Série Ouro
00h - Unidos de Vila Isabel
1h10 - União da Vila do IAPI
2h20 - Estado Maior da Restinga
3h30 - Imperadores do Samba
4h40 - Realeza