FOLIA

Desfile de carnaval promete alegrar o bairro Harmonia

Apresentação das escolas de samba de Canoas ocorre neste sábado (29)

Publicado em: 28/04/2023 10:43
Última atualização: 05/03/2024 07:59

O desfile das escolas de samba de Canoas, no formato não competitivo, ocorre neste sábado (29) a partir das 20 horas, na Rua República, esquina com as ruas Aristides Gonçalves e Martinho Lutero, no bairro Harmonia. A festa popular de rua terá a apresentação de oito escolas, quatro do grupo especial e quatro do grupo de acesso.

João Batista vai assistir o desfile de 'camarote', na frente de casa Foto: PAULO PIRES/GES

O acesso ao desfile é gratuito. Não haverá arquibancada, a recomendação é que os foliões levem cadeiras de praia para se acomodarem para assistir a festa. A montagem do gradil para delimitar o corredor em que as entidades vão desfilar será feita na tarde do sábado. O local vai contar com uma praça de alimentação e banheiros químicos. A segurança será reforçada com apoio da Guarda Municipal e Brigada Militar.

Segundo a secretária interina da Cultura de Canoas, Cristina Colares, cerca de 13 prestadores de serviços estão aptos por meio de licença para comercializar produtos alimentícios na área destinada para a praça de alimentação. "As licenças foram fornecidas pela secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Estamos trabalhando para que seja festa bonita e alegre. Embora seja uma festa mais simples e com recursos mais limitados, a cultura será levada e celebrada na avenida", salienta a secretária.

Cristina fala sobre a mudança de local e data do desfile que originalmente estava marcado para ocorrer no início do mês, na Avenida Inconfidência - bairro Marechal Rondon. Após o retorno de Jairo Jorge ao comando da Prefeitura de Canoas, no fim de março, o carnaval ficou suspenso por alguns dias. "A decisão ocorreu após conversas entre o prefeito e a Secretaria Municipal da Cultura com os integrantes da Associação das Escolas de Samba de Canoas. Tudo foi feito com base no diálogo e assim permanecerá."

Ordem do desfile

As escolas do grupo de acesso são as primeiras a se apresentar, na seguinte ordem:

20 horas - Império da Mathias

20h45 - Pérola Negra

21h30 - Aquarela do Samba

22h15 - Tradição de Niterói 

Na sequência, a partir das 23 horas está previsto para iniciar a o desfile das entidades do grupo especial.

23 horas - Nenê da Harmonia

23h45 - Unidos do Guajuviras

0h50 - Rosa Dourada 

1h45 - Dos Soares

"Convidamos a todos que venham prestigiar nossos artistas locais. Teremos de um lado da avenida o desfile e outro para a praça de alimentação e os banheiros químicos", informa a secretária interina da Cultura.

Moradores opinam sobre a mudança de data e local

Morador desde a infância na Rua República, o líder de máquinas João Batista, de 41 anos, diz já estar preparando a cadeira de praia para assistir o desfile das escolas de samba no sábado.

"Lembro que há alguns anos atrás fizeram aqui o carnaval. É um evento que alegra as pessoas. Faz parte da cultura brasileira. O desfile foi literalmente transferido para a frente da minha casa. Meus parentes também moram aqui na região, vamos nos reunir e prestigiar a festa", revela.

Batista afirma que não tem uma escola do coração. "Gosto de ver, ainda mais que esse ano será sem competição. Nunca desfilei, prefiro assistir", conclui.

Também morador da Rua da República, o aposentado Luís da Silva, de 69 anos, diz não estar contente com a troca de local. "Vai ser um barulho até altas horas. Pretendo ir dormir às 21 horas, mas já sei que será uma missão difícil. Não sou contra, mas não gostaria que fosse aqui. Entendo que vai atrapalhar quem não quer participar dessa festa", ressalta o morador. Silva diz que espera que outras áreas ganhem mais atenção do poder público.

Futuro do carnaval de Canoas em debate

Uma das principais demandas das escolas de samba de Canoas é ter um espaço adequado para os ensaios. Segundo o vice-presidente da Associação das Escolas de Samba de Canoas (AESC), Daniel Scott, somente a escola Unidos do Guajuviras possui quadra de ensaio.

"Estamos começando estudos para que uma área seja destinada, ela ficará sob responsabilidade da AESC. A ideia é que as escolas utilizem o espaço para ensaios e demais eventos que necessitem. No momento é inviável que seja reservada em separado uma área para cada escola", destaca a secretária interina da Cultura.

Cristina explica que há planos para que o desfile de carnaval volte a ser competitivo e com carros alegóricos. Tudo será conversado com todos os representantes ao longo do ano. Um possível retorno para o Parque Eduardo Gomes será estudado."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas