abc+

FOLIA SUSPENSA

Desfile de carnaval é suspenso por tempo indeterminado em Canoas

Escolas de samba do município estão apreensivas com a decisão

Taís Forgearini
Publicado em: 29/03/2023 às 10h:11 Última atualização: 29/02/2024 às 08h:43
Publicidade

O desfile das escolas de samba de Canoas está suspenso temporariamente. A festa de rua estava marcada para ocorrer neste domingo (2), na Avenida Inconfidência. No retorno ao comando da Prefeitura, Jairo Jorge fez o anúncio na manhã de terça-feira (28).

Escolas de samba de Canoas estão apreensivas



Escolas de samba de Canoas estão apreensivas

Foto: Guilherme Pereira/PMC

O comunicado deixou apreensivos os representantes das oito escolas programadas para desfilar. “Foi um choque, essa é a palavra que traduz quando ficamos sabendo por meio de mensagem de WhatsApp. Nos pediram para ter calma. Mas o principal problema é que parte das coisas já estão pagas e as que ainda não estão, igual vamos ter que quitar. Estamos muito preocupados”, desabafa a 1ª tesoureira da escola de samba dos Soares, Rejane Maria da Rosa.

A tesoureira afirma que para a escola não é possível adiar o desfile. Rejane alega que seria um grande prejuízo. “Desde transporte, aluguel de fantasias até o cachê dos artistas que vêm de fora para se apresentar. Tudo isso tem um custo e já está agendado”, diz Rejane.

O carnavalesco e mestre sala da escola Nenê da Harmonia, Daniel Scott, conta que recebeu a informação de suspensão com surpresa. “Pela manhã fui na secretaria da Cultura, a orientação que recebi é para aguardarmos por novas informações nos próximos dias. Estamos em estado de pânico porque que estávamos preparados para o domingo. Agora estamos na expectativa para que sejamos chamados de fato para uma reunião”, explica.

A presidente da Unidos do Guajuviras, Solange Evangelista, define a situação como complicada. “Os integrantes da escola começaram a me ligar para saber o que fazer. Mas é difícil afirmar algo agora. Estamos na expectativa para uma conversa com a Prefeitura”, ressalta Solange.

Representantes das escolas de samba Rosa Dourada e Pérola Negra informaram que aguardam uma reunião para se manifestar.

O que diz o prefeito de Canoas, Jairo Jorge

Na manhã de terça-feira (28), após o retorno ao cargo de prefeito de Canoas, Jairo Jorge fez o anúncio que o desfile de carnaval estava suspenso por tempo indeterminado.

“Não adianta tapar o sol com a peneira, não adianta fazer desfile e festa quando não se paga o vale-transporte dos funcionários do hospital Nossa Senhora das Graças porque não tem dinheiro. Cirurgias estão sendo canceladas porque não tem recursos. Não é hora de festa. Vou fazer uma reunião e conversar com os representantes das escolas de samba nesta quarta-feira. Não estou cancelando, mas sim, suspendendo até normalizar a situação das finanças do município. Não podemos maquiar, temos que ser transparentes”, explanou Jairo.

Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Canoas não havia confirmado oficialmente uma data para a reunião com os representantes das escolas de samba do município.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade