TRADICIONALISMO

Desfile a cavalo marca chegada da Chama Crioula a Sapiranga

Acampamento Farroupilha da cidade abriu os festejos neste domingo (8)

Publicado em: 08/09/2024 21:26
Última atualização: 08/09/2024 21:28

Foi no lombo do cavalo, um símbolo de resistência e valorização da tradição gaúcha, que a Chama Crioula chegou a Sapiranga na tarde deste domingo (8), marcando o início das comemorações da Semana Farroupilha. 


Desfile a cavalo marca chegada da Chama Crioula a Sapiranga Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

A cavalgada, liderada por vinte cavalarianos de quatro CTGs (Centro de Tradições Gaúchas) do município, percorreu um trajeto de 12 quilômetros que partiu de Dois Irmãos até o Parque do Imigrante. “É um privilégio fazer parte deste momento”, afirma Lourival de Oliveira Cavalheiro, cavalariano do CTG Pedro Serrano e líder da comitiva.

No segundo maior Acampamento Farroupilha do RS em número de piquetes (87, atrás apenas de Porto Alegre), o grupo foi recepcionado por Theresinha Christina Weis – que, aos 85 anos, é Patrona da Semana Farroupilha de Sapiranga 2024 –, e pelo coordenador da 30ª Região Tradicionalista, Carlos Alberto Moser, entre outras autoridades e dezenas de pessoas que aguardavam a cerimônia de “repasse” da centelha. 

“Já estava emocionada deste ontem (sábado), só de imaginar este momento. Nós esperamos o ano todo pelo mês de setembro”, comentou a auxiliar administrativa Camila Diersmann, 36, do Piquete da Família Tchê Borracho, o primeiro piquete do Acampamento Farroupilha de Sapiranga, que comemora 25 anos de história em outubro.


Piquete da Família Tchê Borracho Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Patrões e patroas dos centros tradicionalistas da cidade tiveram a honra de acender a chama no Parque do Imigrante. Durante as duas semanas, a chama ficará protegida 24 horas por dia por integrantes dos piquetes que se revezam na vigília.

“Mais uma vez o povo mostra a nossa capacidade, resilição e união”, comentou o patrão do CTG Pedro Serrano, Jadir Goulart, sobre a realização das festividades após a tragédia climática que atingiu o Estado em maio. “Só peço que continuem investindo em cultura, no movimento tradicionalista, que é o mesmo que investir na família, na nossa história”, completou.


Desfile a cavalo marca chegada da Chama Crioula a Sapiranga Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

A expectativa é de que seja superada a presença de público da edição passada, quando 80 mil pessoas passaram pelo Parque do Imigrante durante as três semanas de festejos.

Shows e entrada gratuita

A programação do Acampamento Farroupilha de Sapiranga segue até o dia 22 de setembro no Parque do Imigrante (Avenida Mauá, 5864), com entrada gratuita. Entre as atrações culturais nos próximos dias, estão previstos shows com João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo (14 de setembro), Joca Martins (19 de setembro) e Thomas Machado (20 de setembro).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas