A nova administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) foi empossada no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, localizado no edifício-sede do Poder Judiciário gaúcho, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (1º). Magistrados, autoridades, familiares e amigos dos desembargadores que irão conduzir a Corte no biênio 2024/2025 estiveram presentes na cerimônia.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Tomaram posse o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Alberto Delgado Neto; o 1º Vice-Presidente, desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório; o 2º Vice-Presidente, desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes; a 3ª Vice-Presidente, Lusmary Fátima Turelly da Silva; e a Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Fabianne Bretton Baisch.
Primeira mulher a presidir o TJRS em seus 150 anos, a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira transmitiu o cargo ao desembargador Alberto.
“Um Rio Grande melhor e com valorosa contribuição do Judiciário, dos demais Poderes e das Instituições Autônomas, coadunados na busca permanente pela promoção do bem-comum. É isso o que os meus olhos enxergam com grande nitidez, após dois intensos anos de trabalho, de dedicação e de conquistas históricas! Neste mundo contemporâneo, de relações e projetos fugazes, feliz do gestor público que pode escrever o seu próprio epílogo e mais feliz daquele que pode entregar aos seus sucessores um caminho pavimentado, seguro e construído na direção correta, assim como o recebi do Desembargador Voltaire de Lima Moraes”, destacou ela.
Já Alberto, em seu discurso de posse, destacou a importância do Poder Judiciário no contexto político e social.
“Nosso foco são as pessoas. Suas angústias, dificuldades, problemas urgentes e injustiças. Para tanto, nossos servidores e magistrados devem ser vistos como pessoas, para bem desenvolverem o seu trabalho. E manter a plena consciência que não mais atrás de uma capa de processo, mas de uma tela, há uma pessoa carregada de angústias e sofrimento, por conta de um conflito a espera de solução. Vamos ouvir a todos, capacitando para o novo mundo virtual e entregando mecanismos de cumprimentos das funções com tranquilidade, reorganizando a força de trabalho com foco no atendimento da população e nos gabinetes dos magistrados”, afirmou.
LEIA TAMBÉM