Moradores do bairro Alpes do Vale, que fica entre os bairros Roselândia e São José, em Novo Hamburgo, sofrem com o descarte ilegal de resíduos em diversas ruas. Apesar de os descartes ocorrerem em área de mata fechada e longe dos loteamentos existentes no bairro, a preocupação dos moradores é em relação aos impactos ambientais causados pela prática.
FIQUE POR DENTRO: BR-116: Quais as 6 obras que ainda precisam ser concluídas para o trânsito fluir na rodovia?
O descarte de entulhos não chama tanto a atenção dos moradores quanto os focos de descarte de fios e cabos de telefonia e Internet. “Esses fios não vão se decompor nunca, se ninguém tirar, ficarão aqui por anos e anos. É preciso de uma fiscalização mais rigorosa para penalizar as empresas donas desses cabos, já que alguns estão identificados”, observa Márcio Juchem, 41 anos.
ELEIÇÕES: Saiba o que disseram os candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo em cada bloco do primeiro debate
A preocupação dos moradores é de que o bairro se torne um cemitério de fios e cabos de telefonia e Internet. Nesta segunda-feira (19), ao circular pela localidade, a reportagem encontrou um ponto de descarte destes resíduos em um caminho aberto em uma região de mata fechada às margens da Rua Germano Friedrich, próximo ao entroncamento com a Estrada Santuário das Mães. Neste local, há pelo menos quatro montes de uma espécie de mangueira por onde passam cabos de telefone descartados irregularmente.
O que diz a Secretaria Municipal de Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) reforça a importância da participação dos moradores ajudarem na fiscalização de depósitos irregulares de lixo. A população pode denunciar flagrantes pelo telefone 3097-1990, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A denúncia também pode ser feita pelo número do plantão da fiscalização ambiental, no 99645-7266, das 19h às 23h, nas sextas-feiras, nos sábados, das 12h às 23h, e nos domingos, das 12h às 21h.
“As denúncias ajudam, inclusive, a identificar autores e origem do lixo descartado ilegalmente, pois o material descartado não têm nenhuma identificação, o que impossibilita identificar sua autoria ou origem, como é o caso em questão de restos de fiação. Já o flagrante viabiliza a identificação da origem do material”, argumenta a Semam, em nota.
Os descartes devem ser feitos em locais adequados. Novo Hamburgo conta com dois ecopontos para descartes de materiais: Ecoponto Canudos (Rua Estocolmo, 809) e o Ecoponto Santo Afonso (Avenida Montevideo, 520), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Ecoponto Canudos fica a cinco minutos de carro da Rua Juarez.
LEIA TAMBÉM