A revitalização do Marco Zero da Rota Romântica pode acarretar em uma mudança no endereço do local. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) avaliou essa possibilidade ao receber, no último dia 5, o projeto das obras, orçado em R$ 200 mil.
O assunto deve começar a ser debatido na próxima reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), prevista para o dia 22. A reforma está entre as obras previstas para ocorrerem durante o ano do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.
Juliano Maciel, titular da pasta, afirma que o valor estipulado pelo projeto não supre todas as necessidades da reforma. “Ainda teríamos o custo da mobília e, devido à intensa vulnerabilidade do local, a contratação de segurança 24 horas (seja empresa privada, ou a instalação de um posto fixo da GCM)”, explica.
O secretário conclui que, devido à verba que precisará ser despendida, será melhor escolher um novo endereço. “A Sedettec entende que não é adequado despender este montante de recursos nesta obra, dada a dificuldade de acesso e a recorrente incidência de vandalismo no local. Vamos propor ao governo e ao Comtur a reconstrução desta edificação em outro local do Centro Histórico, onde hajam reais condições do seu funcionamento como Centro de Informações Turísticas”, argumenta.
Além de São Leopoldo, os municípios que fazem parte da Rota são Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Picada Café, Linha Nova, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Gramado e Canela, totalizando 14 cidades.
Desativada há 3 anos
A Casa Marco Zero está desativada há três anos devido a problemas em sua estrutura. Antes disso, o local chegou a ser invadido por pessoas que tentaram acender uma lareira em seu interior, danificando-o ainda mais. Os invasores nunca foram identificados.
O ano de 2024 é o ano do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. O ponto alto das comemorações será no dia 25 de julho, dia em que chegaram, em 1824, os primeiros imigrantes alemães em São Leopoldo, considerado o Berço da Imigração alemã no Brasil.
Impacto histórico-cultural
A Casa Marco Zero, inaugurada em 2007 e construída em estilo enxaimel, em São Leopoldo, é o ponto inicial da Rota Romântica do Rio Grande do Sul.
O estilo enxaimel é usado em cidades que tiveram a colonização alemã, logo, é um símbolo cultural que a identifica como a região turística do Vale Germânico, ao qual São Leopoldo pertence.
Localizada na Avenida Dom João Becker, na margem da BR-116, em um dos principais acessos para o município, a Casa Marco Zero visava orientar os turistas que chegavam na região.
O trajeto da Rota Romântica
O trajeto inclui visitas a diversos pontos turísticos dos municípios. Além de percorrer municípios que receberam a colonização alemã, a Rota Romântica proporciona circuitos de cicloturismo, caminhadas fotográficas e diversos outros eventos. Em seu site, a Associação Rota Romântica divulga ainda opções de hospedagem, cervejaria e gastronomia para os turistas interessados. Além disso, há também indicações de museus, feiras, áreas rurais, cafés coloniais e outros atrativos espalhados pelos 14 municípios da Rota.
LEIA TAMBÉM