OBRAS DE DRENAGEM
Desassoreamento do Arroio Estância Velha contempla limpeza de um quilômetro
Melhoria começou na semana passada e tem dois meses para ficar pronta
Última atualização: 30/09/2024 20:50
Para melhorar a vasão da água, evitar que alagamentos ocorram e garantir uma maior estabilidade na margem, a prefeitura de Estância Velha deu início ao trabalho de limpeza e desassoreamento do Arroio Estância Velha. Este é o principal curso d’água da cidade, cortando todo o município.
Nesta manhã, uma máquina escavadeira hidráulica anfíbia retirava resíduos no leito do arroio na altura do cruzamento da Avenida 1º de Maio com a Rua Anita Garibaldi. Além disso, era realizado serviço de poda na mesma região.
LEIA TAMBÉM: Perícia retorna a prédio que teve queda de marquise em Novo Hamburgo
Conforme a prefeita em exercício e secretária de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura, Viviane Diogo, a limpeza será realizada em um trecho de um quilômetro, chegando até a ponte da Rua Campo Grande. O objetivo é remover até 30 centímetros de sedimento, limpando as margens e recuperando a mata ciliar. Além disso, em trechos onde há erosão na margem, serão colocadas grandes pedras de moto a estabilizar o solo e evitar que a terra vá parar dentro do arroio. “Este é um trabalho que precisa ser permanente”, pontua.
O primeiro trecho de limpeza tem uma extensão de 372 metros, e o segundo, no limite dos bairros Campo Grande e das Quintas, terá 633,15 metros.
De acordo com ela, o material que se acumula no arroio é levado pela força das águas até a ponte do Campo Grande, no local há uma estrutura de concreto, o que acaba causando alagamentos. Problema que deve ser resolvido com a intervenção.
Ela explica que pela legislação, o município pode licenciar a limpeza de 500 metros de desassoreamento. Como houve flexibilização da norma no Estado por conta da enchente de maio, a prefeitura aproveitou a oportunidade para realizar o serviço na extensão de um quilômetro.
O investimento é de R$ 83 mil, oriundo do Fundo Municipal do Meio Ambiente, e a empresa contratada tem dois meses para concluir o serviço. A melhoria também contempla hidrojateamento, previsto para começar nesta semana, nos pontos onde mais ocorrem alagamentos.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Segundo Viviane, como ainda existe a possibilidade de desassorear mais 500 metros por meio do licenciamento municipal, caso haja necessidade, mais um trecho do arroio pode ser limpo.
Com a família residindo nas margens do arroio desde 1991, o industriário Samuel Bauermann, 39 anos conta que considera importante a manutenção do leito do arroio. Principalmente porque houve acúmulo de terra no leito em virtude de desmoronamentos que ocorreram nas margens. Bauermann conta não se lembrar quando foi a última vez que o local foi limpo.