56ª LEGISLATURA

Deputados tomam posse na Assembleia Legislativa do RS

Presidência da Casa ficará a cargo de Vilmar Zanchin (MDB) no próximo ano, tendo Nadine Anflor (PSDB) como vice

Publicado em: 31/01/2023 17:42
Última atualização: 22/01/2024 14:54

Tomaram posse nesta terça-feira (31) os 55 deputados eleitos no Rio Grande do Sul para a próxima legislatura. O evento realizado na Assembleia Legislativa contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e do vice Gabriel Souza (MDB).

Deputados tomam posse na Assembleia Legislativa do RS Foto: ALRS

A região terá seis representantes no Legislativo estadual. Foram empossados nesta terça Delegado Zucco (Republicanos); Miguel Rosetto (PT); Elton Weber (PSB); Gaúcho da Geral (PSD), Joel Wilhelm (PP) e Juvir Costella (MDB).

Apesar da posse, Costella não irá exercer o mandato, ao menos neste princípio, já que foi escolhido para comandar a pasta de Logística e Transporte do governo Leite. Como Ernani Polo (PP) também foi chamado para o primeiro escalão do governo, a vaga ficará com Issur Koch (PP), e, assim, a região seguirá com seis representantes.

Entre as pautas de interesse, está a resolução dos gargalos da BR-116, que não deve ser pautada nos próximos meses. De acordo com Frederico Antunes (PP), que volta a ser líder do governo na Casa, é inviável uma proposta semelhante à do ano passado e repasses estaduais para obras em rodovias federais. "Sem uma compensação da União para as perdas do ICMS, não será possível algo nesse sentido."

Novo presidente da Assembleia

Além da posse dos deputados, dia também foi de escolha da nova mesa diretora da ALRS Foto: ALRS

Além da posse dos eleitos, o dia também foi de escolha da nova mesa diretora da Assembleia. Devido a acordo dos partidos, o cargo de presidente será exercido por Vilmar Zanchin (MDB) no próximo ano, tendo Nadine Anflor (PSDB) como vice. Presidente no último ano da legislatura, Valdeci Oliveira (PT) fica com o cargo de segundo vice-presidente.

Em seu último discurso, Oliveira fez um balanço de sua gestão, lembrando ter sido pautada pela transparência e pela não interdição de debates. Em tom de despedida, o petista mencionou o empenho para recuperar o poder aquisitivo do piso salarial regional, a luta pelo piso da enfermagem, a busca de solução para o IPE-Saúde e de compensações aos agricultores pelos prejuízos provocados pela estiagem.

O principal ponto de seu pronunciamento, no entanto, foi o Movimento Rio Grande contra a Fome. "Em ações conjuntas e individuais, se garantiu a arrecadação de mais de 230 toneladas de alimentos, entregues à Defesa Civil Estadual, e de R$ 40 milhões para o Fundo Estadual de Assistência Social, administrado pela Secretaria Estadual de Igualdade, Cidadania e Assistência Social", contabilizou.

*Com informações da Agência de Notícias da ALRS

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas