O projeto de lei (PL 9/2023) que cria a política de desenvolvimento ao setor coureiro-calçadista foi aprovado de forma unânime nesta terça-feira (24) pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS).
O texto, de autoria do deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos), propõe que as regiões dos vales do Sinos e do Paranhana, bem como Encosta da Serra, sejam reconhecidas com fomento às indústrias do couro e do calçado, projetando a redução da carga tributária, o fortalecimento da cadeia produtiva e visando o aumento da geração de empregos.
“São 100 mil empregos diretos e quase 300 mil gerados de forma indireta no Rio Grande do Sul. Aproximadamente 34% dos empregos do setor no País estão em nosso Estado. Precisamos garantir políticas públicas de incentivo, para garantir que nossas empresas não deixem o estado gaúcho. A máquina não substitui o homem e o fomento ao setor é fundamental para esse importante mercado”, ponderou Zucco.
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-calçadista, deputado Joel Wilhelm (Progressistas), utilizou a tribuna para destacar a relevância da iniciativa para o desenvolvimento da região. “Precisamos sempre criar ambientes favoráveis para que a iniciativa privada possa produzir, gerando tributos, emprego e renda. A lei do deputado Zucco recebe o apoio da nossa bancada pela importante iniciativa”.
LEIA TAMBÉM