QUALIDADE DE VIDA
Depois de 40 anos de espera, área de Estância Velha é abastecida pela Corsan
Famílias podem finalmente contar com uma água potável encanada e não depender mais de poços artesianos
Última atualização: 06/02/2024 08:21
Uma espera superior a 40 anos está pouco a pouco chegando ao fim para cerca de 50 famílias que vivem na Vila Perimetral, bairro em Estância Velha. Pela primeira vez, a água encanada, vinda da Corsan, está fluindo pelas torneiras da população, que conta com muitas crianças e idosos.
As obras de encanamento foram feitas ainda em 2023 e no último dia 24 de janeiro começaram as primeiras ligações de água potável e as instalações dos medidores oficiais da Corsan. Como ato simbólico, o prefeito Diego Francisco, ao lado das secretárias de Meio Ambiente, Viviane Diogo, e Desenvolvimento Urbano e Habitação, Laura Leuck; junto com o chefe do Departamento de Habitação, Nilson Consoli, e o gerente da Corsan do município, Luis Felipe Silveira, realizaram a primeira ligação.
São cerca de 500 metros de tubulação de redes e, além disso, prefeitura e Corsan fizeram a doação de 50 caixas padrão de ligação, para minimizar os custos para as famílias. “Para chegarmos até este momento, houve muito trabalho e empenho dos diversos setores. Agora, estamos levando mais conforto e saúde para esta comunidade”, destaca o prefeito.
Mudança de vida
Em novembro, a reportagem acompanhou a moradora Fabiana Knauth, 37 anos, que mostrou as dificuldades de uma comunidade sem água potável. Até então, os moradores contavam apenas com água de poços artesianos espalhados pelas ruas e pátios das famílias. O problema é que a água dos poços não era de qualidade. Com a ligação da rede em sua casa, Fabiana comemora o avanço e a oportunidade de uma água limpa e saudável para ela e todos os familiares.
Na casa de Renildo da Silva Damer, 30, familiar de Fabiana, a água cristalina também já flui forte pelas torneiras. “Só não pode deixar muito tempo aberta porque agora a gente paga por ela”, comentou, na hora de tirar a foto. Renildo falou também que espera ter uma melhor qualidade de vida a partir de agora e, principalmente, se livrar de doenças. “Essa água dos poços serve pra lavar roupa, louça. Mas para tomar, não dá, faz mal ao estômago. Por isso, comprávamos água mineral”, complementa.
Regularização fundiária
Além da água tratada, as famílias foram contempladas com a regularização fundiária de seus terrenos, passando a ter posse da área onde vive, que até então não era regularizada. “Eles serão finalmente donos de seus terrenos e, com isso, mais melhorias poderão ser feitas na Vila Perimetral. A partir disso, a prefeitura poderá também investir nos arredores, como ruas e serviços”, destaca o prefeito.