abc+

PROBLEMA RECORRENTE

Depois das chuvas, buracos se multiplicam pelas ruas de São Leopoldo

Secretário de Obras, Geraldo Passos, ressalta que a pasta trabalhará direto até a véspera de Natal para recuperar a estrutura da cidade

Publicado em: 25/10/2023 às 03h:00 Última atualização: 25/10/2023 às 08h:12
Publicidade

Com a chuvarada que acometeu o Rio Grande do Sul nos últimos quatro meses, a comunidade tem, agora, mais um problema para lidar: os buracos nas estradas e rodovias. Em São Leopoldo, a buraqueira está espalhada por todo o município, atingindo não apenas áreas urbanas, mas também as rurais.

Uma das vias esburacadas é da Rua Bento Gonçalves, na esquina com a Rua Brasil



Uma das vias esburacadas é da Rua Bento Gonçalves, na esquina com a Rua Brasil

Foto: Amanda Krohn/Especial

O assistente administrativo Alexandre Gruer, de 46 anos, morador do bairro Pinheiro, usa a Avenida Mauá para ir trabalhar e teve seu carro danificado pelos buracos na via. Ao desviar de um deles, acabou passando por outro ainda mais fundo, o que causou danos ao pneu.

“Tive que gastar R$ 100 para desentortar e balancear meu pneu. Um tempo depois, percebi que o carro estava ‘puxando pro lado’ e precisei desembolsar mais R$ 57 para fazer uma geometria”, reclama.

Na Estrada do Quilombo, próxima ao bairro Feitoria Cohab, o motorista Alexandro Sprenger, 43 anos, conta que a pessoa mais prejudicada é sua filha de 13 anos, Beatriz Sprenger, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A gente depende da van da prefeitura para levá-la às consultas com fonoaudióloga, que são duas vezes por semana, e com o psiquiatra, mas às vezes nem a van ou o Uber pode vir”, desabafa.

Alexandro ainda explica que, devido ao TEA, Beatriz é apegada à rotina e sofre ao sair dela. “Esses dias ela tinha se arrumado toda pra aula e avisaram em cima da hora que não ia dar pra van levar ela. Ela começou a chorar porque queria ir ao colégio e não tirava a roupa da escola”, exemplificou.

Semov prossegue com obras de reparo na cidade até o final do ano

O titular da Secretaria de Obras e Viação (Semov), Geraldo Passos, ressalta que a pasta trabalhará direto até a véspera de Natal, parando apenas em fins de semana e dias chuvosos, para recuperar a estrutura da cidade. Passos explica que as obras não podem ser feitas em dias chuvosos porque isso faria com que logo o buraco surgisse novamente. Devido ao mau tempo, as obras que ocorreriam ontem, na Avenida São Borja e na Estrada Cristhofer Levaley, na Fazenda São Borja, foram adiadas para amanhã, dia 25.

O buraco onde Gruer foi prejudicado já foi coberto



O buraco onde Gruer foi prejudicado já foi coberto

Foto: Lisandro Lorenzoni/Divulgação/Prefeitura Municipal de São Leopoldo

Também serão contempladas, durante a semana, a Estrada Ivo Afonso Dias, na Fazenda São Borja, e a Rua Carlos Bier, no bairro Feitoria. Até o momento, as vias já consertadas foram as seguintes: Avenida Mauá, no bairro Santos Dumont; Leopoldo Wassun, na Vila Brás; a alça de acesso à BR-116, próximo ao Curtume Luiz Fuga, localizado no bairro São Miguel; a Rua Frederico Wolffenbuttel e as avenidas Theodomiro Porto da Fonseca e Avenida 8º BC, todas do bairro Fião; a Rua São Caetano, na vila Paim, do bairro São Miguel; Avenida João Corrêa, no bairro Vicentina; Rua Rio Grande, no bairro Scharlau; e Estrada do Socorro, no bairro Arroio da Manteiga. As informações foram repassadas pela Prefeitura, através de sua assessoria.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade