REGIÃO METROPOLITANA
Dentista do RS que foi preso no aeroporto é denunciado por abusar sexualmente de pacientes
Paciente gravou momento em que foi abusada pelo médico e levou o vídeo para a Polícia Civil de Viamão
Última atualização: 05/03/2024 10:46
O dentista Jeferson Scaranto, 54 anos, que foi preso preventivamente no Aeroporto Salgado Filho foi denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) na semana passada por abusar sexualmente de pacientes.
Conforme a delegada Marina Dillenburg, responsável pela Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Viamão, a Polícia Civil concluiu o inquérito com a denúncia de três mulheres que foram vítimas do dentista. Durante a investigação, foram ouvidas como testemunhas outras três mulheres que foram vítimas do homem na década de 1990 e no início dos anos 2000, crimes que já prescreveram.
Em uma reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo (23), a primeira mulher a denunciar o dentista fala como gravou o vídeo de um atendimento e levou a prova de abuso sexual para a Polícia Civil. A gravação foi feita em março deste ano, na segunda vez que ela foi atendida por Scaranto. Na primeira, em outubro de 2022, ela diz que foi abusada e que o médico teve uma ereção. "Muita gente fala: 'tu não deveria ter voltado lá'. Mas, gente, era o único lugar que eu podia pagar. Eu já tinha tentado tratar, entendeu? Eu pedi para o meu pai para fazer um PIX de R$ 50 para eu poder tirar aquele dente", conta a vítima.
Com o objetivo de flagrar o abuso, ela deixou o celular gravando dentro da bolsa. "No momento que ele está injetando a anestesia no dente, ele já está começando a ter uma ereção; toda vez que eu me levanto para cuspir, ele tenta olhar para debaixo da minha saia. Ele puxa, com o cotovelo dele, o meu braço em direção ao órgão genital dele", detalha na entrevista exibida no Fantástico.
Após o atendimento, a mulher foi até a Deam. O dentista foi preso em flagrante no dia 20 de março. Porém, foi liberado. Após a denúncia desta paciente, outras mulheres procuraram a Polícia. Dessa forma, o homem foi preso preventivamente no dia 8 de abril no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, quando ele estava voltando de uma viagem.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) disse que a denúncia do MPRS já foi recebida. Até a manhã desta segunda-feira (24) seguia em análise. Caso a Justiça aceite a denúncia, Scaranto se tornará réu.
A defesa de Jeferson Scaranto foi procurada pela reportagem, que não conseguiu contato. O espaço está aberto para manifestação.