Por conta do aumento de casos de dengue, o Ministério da Saúde instalou um Centro de Operações de Emergência (COE Dengue) no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (1º). A iniciativa foi anunciada pela ministra Nísia Trindade, em Brasília, reforçando que a atuação será coordenada com estados e municípios.
A ideia é que, com a medida, seja possível fazer análises minuciosas e ágeis dos dados e das informações para auxiliar na definição de ações adequadas para o enfrentamento dos casos.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Até o momento, 243.721 casos prováveis de dengue foram registrados no Brasil em 2024, de acordo com o Ministério da Saúde. No Rio Grande do Sul, neste ano, foram registrados 2.422 casos prováveis de dengue.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Assim, com o COE, a pasta ampliará o monitoramento da situação para orientar a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e de controle de vetores.
No Rio Grande do Sul, 2.340 agentes estão atuantes na força-tarefa contra a dengue.
“Esses profissionais que atuam na linha de frente de combate ao mosquito são treinados e capacitados para detectar riscos de vetores para os próprios residentes e para a comunidade, orientando as famílias e visitando as casas uma a uma. Ninguém quer que a sua residência seja um local de risco. Por isso, é importante abrir as portas para esse serviço de proteção”, ressalta a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.
LEIA TAMBÉM