AEDES AEGYPTI
DENGUE: RS confirma quarta morte pela doença em 2024
Esse é o segundo óbito pela doença neste ano em Tenente Portela, cidade gaúcha com mais casos de dengue confirmados
Última atualização: 19/02/2024 17:27
A quarta morte por dengue no Rio Grande do Sul em 2024 foi confirmada nesta segunda-feira (19) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à pasta, a vítima é uma mulher de 64 anos, moradora de Tenente Portela.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A idosa tinha comorbidades e morreu no dia 15 de fevereiro.
O município onde ela residia é o que apresenta o maior número de casos confirmados no Estado. Dos 4.784 casos confirmados em todo o Rio Grande do Sul neste ano, 1.231 estão em Tenente Portela.
Esse é o segundo óbito pela doença na cidade em 2024. A primeira morte na cidade foi também a primeira a ser registrada no Estado neste ano. A vítima era uma mulher de 71 anos, com comorbidades. Ela faleceu no dia 31 de janeiro, mas a confirmação veio no dia 5 de fevereiro.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
A segunda morte foi confirmada no dia 6 de fevereiro: um homem de 65 anos, morador de Santa Cruz do Sul, com comorbidades. O terceiro óbito foi confirmado no dia 9 de fevereiro. A vítima era uma mulher de 71 anos, residente de Santa Rosa, e também tinha comorbidades.
Situação no Estado
Neste ano, 4.784 casos confirmados de dengue já foram confirmados no Rio Grande do Sul. Desses, 4.221 são autóctones, ou seja, quando o contágio aconteceu dentro do Estado. Os demais casos são importados, o que significa que pessoas residentes no Estado foram infectadas em viagem a outro local.
Em 2023, foram registrados mais de 34 mil casos autóctones de dengue e 54 óbitos.
Principais sintomas
- Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias; D
- Dor retroorbital (atrás dos olhos);
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Dor nas articulações;
- Mal-estar geral;
- Náusea;
- Vômito;
- Diarreia;
- Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.