abc+

NÚMEROS DISPARARAM

DENGUE: O que explica a alta de 1207,9% nos casos da doença em 2024; mudança climática pode ter a ver?

Novo Hamburgo é a cidade da região com o maior número de casos confirmados na região, no total, 50 pessoas já foram infectadas

Juliano Piasentin
Publicado em: 23/01/2024 às 12h:02 Última atualização: 23/01/2024 às 15h:37
Publicidade

Dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam para o aumento de 1207,9% no número de casos confirmados para dengue no Estado. Foram registrados 824 casos nas três primeiras semanas de 2024, enquanto no mesmo período de 2023, 63 pessoas haviam sido infectadas.

Mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya | abc+



Mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya

Foto: Adobe Stock

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Esse é o número mais elevado desde 2015, quando os dados começaram a ser computados pelo governo. Conforme a SES, dois fatores podem explicar a elevação na quantidade de pessoas contaminadas. A primeira é a condição climática, especialmente do El Niño. O intervalo mais curto entre as chuvas, seguido pelo calor, facilita a multiplicação do Aedes aegypti.

O segundo ponto está relacionado ao fato da doença ter deixado de ser restrita ao verão. Se antes o mosquito conseguia se reproduzir apenas na época mais quente do ano, as oscilações no clima fizeram com que o inseto se adaptasse às condições adversas.

Na região

Entre os municípios que fazem parte da cobertura do Grupo Sinos, o destaque negativo fica para Novo Hamburgo. Os dados da SES, referentes ao período entre os dias 1º e 23 de janeiro, mostram 99 notificações e 50 casos confirmados na cidade do Vale do Sinos. Na sequência aparece Canoas, com 93 notificações e nove confirmações.

São Leopoldo é outro município do Vale do Sinos que aparece na parte de cima da lista. No entanto, fica bem abaixo da vizinha Novo Hamburgo. No total, 26 notificações foram enviadas para a SES e nove casos confirmados. Gramado, na Serra, também já ultrapassou uma dezena de notificações, possuindo 23, mas confirmando apenas três.

As outras cidades com casos confirmados são: Estância Velha (dois), Rolante (um), São Francisco de Paula (um), Dois Irmãos (um), Sapucaia do Sul (um) e Nova Santa Rita (dois).

Em 2023, Novo Hamburgo registrou 3,2 mil notificações de dengue. Destas, 7,04% foram confirmadas, ou seja, 2,2 mil pessoas infectadas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade