AEDES AEGYPTI
DENGUE: Governo do RS cria força-tarefa para intensificar ações contra a doença em cidades do Noroeste
Secretaria da Saúde do Estado atua diretamente no apoio aos casos da doença nos municípios da região
Última atualização: 22/02/2024 16:38
A Secretaria da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul criou uma força-tarefa para intensificar as ações contra a dengue no Noroeste do Estado. Desde quarta-feira (21), a pasta atua diretamente no apoio aos casos da doença nos municípios da região.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A equipe é formada por profissionais de saúde e gestores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), dos Departamentos de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) e da Gestão da Atenção Especializada (DGAE). O objetivo é desenvolver atividades de orientação às equipes dos municípios.
“Atuamos no combate ao vetor nas suas diferentes fases, com a colocação de produtos, como inseticidas e larvicidas, mas também no apoio ao diagnóstico na rede assistencial para garantir à população seu tratamento, evitando casos graves e óbitos”, destaca o diretor-adjunto do Cevs, Marcelo Vallandro.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Na tarde de quarta, os integrantes da força-tarefa se com gestores de saúde dos municípios que fazem parte da área da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Frederico Westphalen, para falar sobre a atual situação da dengue no território gaúcho. “Não é o Rio Grande do Sul ou o Noroeste do Estado. O Brasil está vivendo uma epidemia de dengue”, explicou Vallandro. "Não é só um problema de saúde. A união de todos é que fará a diferença na solução do problema."
Estiveram presentes representantes de Alpestre, Barra do Guarita, Bom Progresso, Caiçara, Cristal do Sul, Derrubadas, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Novo Tiradentes, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos, Vicente Dutra e Vista Gaúcha.
Na manhã desta quinta-feira (22), a equipe visitou o município de Tenente Portela, que tem 1.256 dos 5.695 casos de dengue no Estado, além de três mortes pela doença confirmadas.