abc+

REGISTRO E REAÇÃO

DENGUE: Dois Irmãos confirma primeiro caso da doença em 2024

No ano passado, a cidade teve 30 casos confirmados de dengue e um de febre chikungunya

Arlete Biasibetti
Publicado em: 23/01/2024 às 11h:10 Última atualização: 23/01/2024 às 12h:36
Publicidade

O primeiro caso de dengue em Dois Irmãos foi confirmado nesta segunda-feira (22). A vítima seria moradora do bairro Bela Vista, onde a Vigilância Sanitária faz operação especial nesta terça-feira (23). A informação foi confirmada pelo município, que, no ano passado, teve 30 casos confirmados de dengue e um de febre chikungunya.

Para combater o mosquito mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, ainda ontem a prefeitura confirmou aplicação de inseticida no bairro Bela Vista. Agentes deveriam começar o serviço a partir das 5 horas, no trecho das Ruas Anita Garibaldi, Miraguaí, Catharina Wendling, Nelcy Kuhn, Chapecó e Colméia. A aplicação respeita as normas e diretrizes nacionais para controle das doenças transmitidas pelo mosquito.

Vigilância aplica inseticida no bairro onde houve o caso | abc+



Vigilância aplica inseticida no bairro onde houve o caso

Foto: Divulgação/PMDI

A aplicação objetiva o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O município pediu que moradores protegessem alimentos, rações e animais e mantenham a casa fechada. Apesar de apresentar baixa toxicidade a exposição ao pesticida não é recomendável.

Os criadores de abelhas sem ferrão, da área urbana, também foram orientados a ter cuidados durante a aplicação do inseticida usado para o combate ao Aedes aegypti.

Como qualquer outro inseticida espacial, o seu contato direto com as abelhas é prejudicial, podendo matá-las. No entanto, a maioria das aplicações com UBV são realizadas no início da manhã ou início da noite. Por isso, recomenda-se que quem possui abelhas proteja-as em local fechado, com um plástico ou lençol por cima durante os horários das aplicações. Tal medida de proteção deve ser tomada para que os animais fiquem protegidos.

Pela região

Além de Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Canoas e Estância Velha já confirmaram casos. O de Estância foi catalogado no bairro Campo Grande, onde equipes faziam vistoria no último dia 12. Novo Hamburgo tinha 17 casos até 10 de janeiro. O caso de Dois Irmãos é um homem, de 58 anos, que está bem e não tem mais sintomas. Ele não sabe se contraiu a doença em Dois Irmãos ou fora da cidade.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade