EM ALERTA
DENGUE: Cidade da região tem aumento de 362% de infestação do mosquito; saiba qual
Combinação de pancadas de chuva e calor são ideais para proliferação do Aedes aegypti
Última atualização: 27/12/2023 15:13
O município de Três Coroas detectou um aumento de 362% da circulação do mosquito Aedes aegypti na cidade. O alerta foi emitido pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social no dia 16 de dezembro e na véspera do Natal, a fim de chamar atenção da população sobre a necessidade de manter os ambientes limpos e sem água parada.
Segundo dados do painel de casos de dengue da Secretaria Estadual da Saúde, Três Coroas registrou até agora 154 notificações para a doença, com 13 casos confirmados e quatro em investigação. Conforme a prefeitura, o crescimento de infestação do mosquito que transmite o vírus da dengue ocorre por conta das condições climáticas, ou seja, a combinação de chuva e calor.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Segundo a administração municipal, as equipes têm realizado aplicação de inseticida nos cemitérios para evitar a proliferação dos insetos, além do trabalho de orientação à comunidade e bloqueio químico em situações onde há a confirmação de casos de dengue.
Caso algum morador apresente os sintomas da doença, a orientação é que procure atendimento médico, evitando a automedicação. Os sintomas são: febre alta (maior que 38 graus), que começa de repente - com duração de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.